Webinar #EDUCASTEM 2030 pelo Dia Internacional da Menina

A UNESCO no Brasil realiza no Dia Internacional da Menina, celebrado anualmente em 11 de outubro, um encontro online com especialistas em educação, cientistas e meninas inspiradoras para compartilhar suas experiências e ressaltar a importância do estímulo, desde a educação básica, a sua participação nas chamadas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática).

Esta é mais uma iniciativa da UNESCO no Brasil, que tem convocado, de forma inovadora, diferentes parceiros no âmbito do #EDUCASTEM2030, um projeto criado para contribuir na sensibilização e transformação do cenário de exclusão, por meio de uma abordagem pedagógica da escola, com estratégias de formação de professores e estudantes, entre outras ações.

Trajetórias como a da cientista e biomédica Dra. Jaqueline Goes de Jesus, que integrou a equipe responsável pelo sequenciamento genético do novo coronavírus nos primeiros casos de COVID-19 na América Latina, e da Cientista Cidadã (IASC/NASA/MCTI) e divulgadora cientifica, Nicolinha Oliveira, 10 anos, servem de inspiração para trilhar caminhos diferentes em busca de uma sociedade menos excludente e mais justa.

A igualdade de gênero é uma prioridade global da UNESCO e está ligada aos seus esforços para promover o direito à educação e apoiar a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por meio do Marco de Ação da Educação 2030, o ODS 4 visa “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”, e o ODS 5, a “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

Experiências educomunicativas Líder Jovem 2030

Ao longo de 2022, a Viração foi parceira da UNESCO na implementação de ciclos formativos do projeto Líder Jovem 2030, com jovens dos estados de Pernambuco e Bahia. O ciclo formativo contou com experiências virtuais e presenciais, e realizou oficinas sobre temas como Educação de meninas e mulheres em STEM, Igualdade de Gênero, Agenda 2030, Projeto de Vida, Alfabetização Midiática Informacional, Design Thinking e Jogos digitais, com conceituação de conteúdos e com questões disparadoras que convidavam as turmas à reflexão e ao debate.

Dia Internacional da Menina

Em 19 de dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Resolução 66/170, declarando o dia 11 de outubro como o Dia Internacional da Menina, para reconhecer os direitos das meninas e os desafios únicos que elas enfrentam em todo o mundo. O Dia Internacional da Menina chama a atenção para a necessidade de abordar os desafios que as meninas enfrentam e de promover o empoderamento delas e o cumprimento de seus direitos humanos.

Mulheres em STEM

De acordo com o relatório da UNESCO “Decifrar o código: meninas e mulheres em STEM”, que chama atenção não somente para a ausência, mas também para um contexto de apagamento das pesquisadoras em STEM, as mulheres representam apenas 35% das matrículas nessas áreas, percentual ainda menor nas engenharias (de produção, civil e industrial) e na área de tecnologia, não chegando a 28% do total. As diferenças de gênero em detrimento das meninas na participação na educação em STEM já são visíveis na educação infantil e se tornam ainda mais evidentes nos níveis de ensino subsequentes.


Enviado pela UNESCO.

Fonte:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress