Ao longo de duas décadas de atuação, a Viração implementa projetos que combinam diversos temas importantes para as juventudes brasileiras. Conheça alguns deles: 

O menu segue com nomes dos projetos ou ‘caixas’ com respectivos logos

U-Report Brasil

O U-Report é uma ferramenta de diálogo e consulta online com adolescentes e jovens para promover participação política, acesso e conhecimento aos direitos em seu sentido mais amplo. Trata-se de uma iniciativa global do UNICEF, implementada no Brasil pela Viração desde 2017. 

Ao longo de todo o ano, realizamos o levantamento de dados sobre temas relevantes para a promoção de direitos para as juventudes e construímos conteúdos de interesse público para adolescentes e jovens. Os resultados das enquetes são utilizados como ferramenta na condução de formações e debates, elaboração de ações e projetos, dentre outras atividades com a juventude.

O U-Report tem como objetivo atingir escala, promover engajamento e provocar mudanças nas vidas de adolescentes e jovens a partir de ações no meio digital, com vistas a ser uma plataforma legitimada e representativa da juventude brasileira.

115 mil pessoas cadastradas

35.165 seguidores na página do Facebook

412.980 pessoas alcançadas pelas publicações no Facebook

2.012 seguidores na página do Instagram
102.216 pessoas alcançadas pelas publicações no Instagram

2.810 seguidores na página do Twitter
49.153 pessoas alcançadas pelas publicações no Twitter

U-Report Uniendo Voces

O U-Report Uniendo Voces é uma ferramenta de interação com adolescentes e jovens refugiados e migrantes vindos da Venezuela. O projeto é implementado pela Viração, mas é uma iniciativa internacional e interagencial.

No Brasil, fazem parte da parceria UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), ACNUR (Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) e OIM (Organização Internacional para as Migrações), agências da ONU.

Atualmente, é implementado na América Latina por Bolívia, Equador e Paraguai. O objetivo do U-Report Uniendo Voces é levar informações relevantes sobre serviços e direitos dessa população no Brasil e ouvir sugestões e opiniões. Tudo isso é feito por meio de um chatbot que funciona pelo Facebook Messenger e/ou WhatsApp.

Números

—  3.949 pessoas cadastradas

— Total de 6 infocenters; 1 enquete nacional; 2 enquetes regionais 

— 6.030 pessoas seguindo e 5.786 curtindo a página no Facebook

Agência Educomunicativa PositHIVa Pra Brilhar

Pra Brilhar atua na conscientização sobre a Prevenção Combinada do HIV/Aids junto à população LGBTQIAP+, considerando a intersecção de gênero, sexualidade, raça e classe, a partir de processos de mobilização, formação e produção midiática, implementado em parceria com a Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo. Em 2022, o projeto teve seu ciclo redesenhado para se configurar como uma agência de notícias produzida por e para jovens, através de técnicas da Educomunicação e da educação entre pares.

A Agência Educomunicativa Pra Brilhar é, então, um espaço de criação formado por um grupo de jovens que vão construir coletivamente conteúdos, usando técnicas de comunicação para dialogar sobre a prevenção combinada ao HIV/Aids e outras IST, o enfrentamento aos estigmas relacionados ao HIV que impactam a vida de pessoas que convivem com o vírus, sobre direitos humanos, saúde integral e muitos outros temas.

Números

+ 180 horas de formação 

+ 100 jovens formades (número de jovens formados pelo projeto entre 2019 e 2022)

Programa de Aprendizagem Socioemocional – #PAS

O Programa de Aprendizagem Socioemocional – #PAS –  é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Município de Niterói que tem como objetivo reduzir e prevenir as violências no contexto escolar através do desenvolvimento de competências socioemocionais. o Programa integra uma das ações da política pública Pacto Niterói Contra a Violência, no âmbito do Programa Escola da Paz.

Neste sentido, o PAS busca contribuir tanto com o Pacto Niterói Contra a Violência quanto com o Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar municipal da cidade de Niterói  que, como parte do sistema educacional, deve oferecer um espaço seguro onde os alunos possam finalizar sua educação básica, desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais e competências relevantes para suas vidas. O Programa também busca contribuir para aumentar os níveis de resiliência do corpo discente para que os alunos possam superar as adversidades que enfrentam diariamente e assim melhorar seus resultados acadêmicos.

Números 

Digaê — Juventudes, Comunicação e Cidade

EducaSTEM

plugins premium WordPress

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec 

Services

Follow us