A Viração surgiu de produtos de comunicação – uma revista, uma agência de notícias colaborativa e independente. Com o passar dos anos, estes produtos se tornaram três programas permanentes que expressam a conjunção de paradigmas teórico-metodológicos que fundamentam o trabalho da organização na mobilização de adolescentes e jovens para a participação cidadã e no exercício do direito fundamental à comunicação e expressão. Saiba mais sobre eles:

Agência Jovem de Notícias

A Agência Jovem de Notícias (AJN) é uma plataforma que veicula conteúdos multimídia produzidos por e para adolescentes e jovens. Possui núcleos de atuação e correspondentes no Brasil, Argentina, Colômbia, Itália e Portugal. Tem como objetivo promover a cidadania ativa de adolescentes e jovens por meio de processos, ações e produtos de comunicação e mobilização social. O programa teve início em 2005, com a cobertura do Fórum Social Mundial de Porto Alegre e se consolidou como atividade permanente da organização. Com a orientação da equipe de comunicação e educação, jovens produzem notícias para o portal online da Agência, cobrindo pautas da atualidade a partir de seus olhares e experiências.

Os conteúdos produzidos pela rede AJN utilizam técnicas do jornalismo aplicadas em processos colaborativos, que favorecem uma experiência coletiva do exercício do direito à expressão e a valorização da perspectiva jovem em relação a diferentes temas e a ampliação do repertório sociocultural, por meio do acesso a diferentes locais, temas e atores.

Revista Viração 

A Revista Viração é uma publicação impressa/digital editada há 18 anos e que deu origem à organização. Criada por meio de processos educomunicativos que mobilizam adolescentes e jovens a escreverem sobre temas de relevância sociocultural e política, valorizando suas perspectivas, a revista é distribuída gratuitamente em formato digital e impresso. 

Desde sua criação, a Revista Viração teve várias periodicidades, chegando a ser publicada mensalmente. Em 2015, passou a ser semestral, temática e com distribuição gratuita, podendo ter edições especiais ao longo do ano.

Hoje, através da produção de conteúdo de jovem para jovem, a Revista Viração promove a defesa e garantia dos direitos de adolescentes e jovens brasileiros, além de possibilitar uma rede de mobilização social e participação cidadã. As publicações abordam temas como direitos humanos, comunicação, juventude, cultura, comportamento e meio ambiente.

Escola de Cidadania para Adolescentes

A Escola de Cidadania para Adolescentes (ECA) é uma iniciativa da Viração que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da participação e a promoção dos direitos humanos de adolescentes e jovens. Está sustentada na compreensão de adolescentes e jovens enquanto sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento e com potencial de intervir criativa e positivamente na sociedade. 

O percurso da ECA já foi implementado nas cidades de São Paulo, Belém – em parceria com o Instituto Universidade Popular – UNIPOP, e Recife – em parceria com a Auçuba Comunicação e Educação. É realizado também em cooperação internacional e conta com financiamento da Província Autônoma de Trento.

Os temas dos ciclos formativos vão desde democracia, participação cidadã e sobre direitos humanos, mapeamento afetivo de territórios e discussões sobre marcadores de diferença como classe, raça, gênero e sexualidade, até oficinas técnicas que mobilizam a elaboração e a implementação de ações de intervenção comunitária.

plugins premium WordPress

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec 

Services

Follow us