Atuação

Em 2003, quando a Viração surgiu, a proposta era a de uma revista feita por, com e a partir de adolescentes e jovens de todo o Brasil, produzida a partir dos preceitos da Educomunicação e inspirada na Educação Libertadora de Paulo Freire. Nascia ali um “projeto social impresso” que logo se ramificou, com a criação da Agência Jovem de Notícias, em 2005, durante o Fórum Social Mundial de Porto Alegre.

Estas ideias cresceram ao longo dos anos e o que antes eram projetos foi transformado em uma organização da sociedade civil. Em todo esse tempo, muitas mãos e mentes apoiaram a criação de produtos, projetos e ações de mobilização por todo o Brasil e no exterior. Ações que ajudaram a fomentar as discussões fundamentais para a garantia do direito humano à comunicação de crianças, adolescentes e jovens.

Nossa missão é conectar, inspirar e engajar meninas, menines e meninos na construção de uma sociedade justa, sustentável e plural.

Conheça mais sobre as nossas áreas de atuação:

Educomunicação

Educomunicação é um paradigma teórico metodológico que reúne um conjunto de práticas que visam desenvolver ecossistemas comunicativos abertos, democráticos e criativos em espaços culturais, midiáticos e educativos formais (escolares), não formais (desenvolvidos por ONGs) e informais (meios de comunicação voltados para a educação), mediados pelas linguagens e recursos da comunicação, das artes e tecnologias da informação, garantindo-se as condições para a aprendizagem e o exercício prático da liberdade de expressão. 

Comunicação

A comunicação é uma dimensão importante da metodologia da Viração, já que a produção de peças e conteúdos de comunicação multimídia por e para adolescentes e jovens possibilita colocar em prática os aprendizados das formações e exercer, deliberadamente, o direito humano à comunicação e liberdade de expressão.

Mobilização

Mobilizamos adolescentes, jovens e educadores tanto a apreensão de técnicas de produção em comunicação, quanto a sensibilização e a ampliação do repertório sociocultural e sobre direitos humanos, política e participação cidadã, valorizando as ações entre pares na realização de atividades e a ação coletiva e em rede.

Consultoria

Atuamos em pesquisas, formações, concepção e criação de metodologias, produção de materiais didáticos e outras atividades que visam subsidiar a atuação de organismos e agências internacionais, instituições, organizações da sociedade civil, profissionais da educação, coletivos dentre outros atores no campo dos Direitos Humanos, Comunicação e Educomunicação para as adolescências e juventudes.

Viração & Jangada

Desde 2016, a Viração começou a atuar com uma configuração jurídica própria na Itália, a Viração&Jangada, resultante da fusão entre a Viração Educomunicação e a Associação Jangada, que já existia há mais de 20 anos. A organização atua como o braço internacional da sede brasileira.

Promove projetos na região do Trentino-Alto Ádige e em 3 regiões da Itália (Trentino Alto-Adige, Puglia e Sicilia) e, desde 2010 a Viração&Jangada coordena o projeto europeu Vamos Cuidar do Planeta, realizado em parceria com o Centro Nacional de Pesquisas de Bolonha (Centro Nazionale delle Ricerche – CNR). 

Em parceria com outras três organizações sociais do Trentino, a Viração&Jangada projetou e está coordenando o projeto educomunicativo de economia solidária “Ecosportello – Fa’ la cosa giusta! Trento”, um espaço para divulgar os valores da economia solidária na região por meio de atividades em escolas e lugares públicos e por meio do site www.falacosagiustatrento.org.

plugins premium WordPress