Viração realiza webinário sobre Migrações e Direitos Humanos em comemoração aos seus 20 anos de história

Por Rhafaela Resende

A Viração Educomunicação, em celebração aos seus 20 anos de atividades em prol dos direitos humanos e da participação cidadã, está organizando o segundo webinário da série “Viração 20 anos – Aprender com o Passado, Refletir o Presente, Organizar o Futuro“. O encontro será realizado no dia 01 de março, sexta-feira, a partir das 10 horas, pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da organização.

Intitulado “Além das Fronteiras: Diálogos sobre Migrações e Direitos Humanos”, o evento tem como objetivo reunir pessoas, projetos e organizações que trabalham com educação e migrações para discutir os desafios na garantia dos direitos humanos para pessoas migrantes e em situação de refúgio, especialmente crianças, adolescentes e jovens.

Segundo os dados da última edição do relatório anual “Tendências Globais: Deslocamento Forçado em 2022”, do ACNUR – Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, publicado em junho de 2023 em Genebra, o número de pessoas que fogem da guerra, da violência, da perseguição e das violações dos direitos humanos no final de 2022 aumentou para quase 108,4 milhões. Trata-se de um número assustador da história recente da humanidade, que evidencia um enorme problema global a ser debatido.

O webinário surge como uma oportunidade de ampliar a discussão em torno do tema e contará com a participação de convidadas que são referências em suas áreas de atuação:

  • Joyce Gutierrez, assistente social formada pela Primum (Antiga FAPSS) e apoiadora das causas sociais. Joyce trabalha no Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI), onde atua no atendimento ao migrante e no pós-resgate de pessoas em situação análoga à escravidão. Com experiência também na periferia de São Paulo, Joyce é uma voz ativa na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
  • Mona Perlingeiro, educadora no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes – CRAI Oriana Jara. Mona é mestranda em Ciências Sociais pela PUC-SP e especialista em Globalização, Poder e Sociedade pela FESPSP. Além disso, é cientista social pela UNIFESP e pesquisadora do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO/Unicamp).
  • Yulibeth Carpintero, Coordenadora de Educação no Instituto Pirilampos, localizado em Boa Vista (RR). Com experiência em Mudança Social e Comportamental, Yulibeth é especializada em atividades de educomunicação voltadas para adolescentes e jovens migrantes. Atualmente cursa Marketing na Faculdade Arnaldo e Comunicação Institucional na Estácio.

O webinário também trará um panorama atualizado da questão da migração no Brasil e no mundo, contribuindo para uma compreensão mais ampla e sensível desse tema tão relevante nos dias de hoje. O evento conta com mediação de Mariano Figuera, analista de educomunicação da Viração.

Sobre a Viração Educomunicação

Fundada em 2003, a Viração Educomunicação é uma organização da sociedade civil que promove ações educativas, culturais e comunicacionais com crianças, adolescentes e jovens, visando o fortalecimento da participação social e o exercício da cidadania ativa. Ao longo de suas duas décadas de atuação, a Viração tem se destacado na defesa dos direitos humanos e na promoção de iniciativas de educação para a mídia e comunicação comunitária.

Serviço: Webinário Além das Fronteiras: Diálogos sobre Migrações e Direitos Humanos
Quando: 01 de março de 2024, às 10h de Brasília
Onde: Ao vivo no canal da Viração no YouTube
Link da transmissão: http://tinyurl.com/55rze4yc

Fonte:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress