Série de Webinários da Viração celebra 20 anos de atuação 

O primeiro evento da série, que acontece no final de novembro, em preparação para a Conferência do Clima da ONU, vai reunir pessoas parceiras da Viração para compartilhar experiências acadêmicas, de comunicação popular e ativismo ambiental para a justiça climática no Brasil e no mundo

Por Rhafaela Resende

A Viração Educomunicação celebra, em 2023, duas décadas de atuação em prol dos direitos humanos, da participação cidadã e do ativismo em questões fundamentais da sociedade, através de projetos de Educomunicação e mobilização social. Como parte das comemorações, a organização vai promover uma série de webinários que reúnem pessoas, coletivos e organizações que estiveram ao lado da Viração nessa jornada de 20 anos.

O primeiro webinário da série, intitulado “Ação pelo clima: experiências para a justiça climática”, será realizado no dia 24 de novembro de 2023, às 11h pelo horário de Brasília. O evento promoverá um encontro de organizações, projetos e figuras proeminentes que desempenham um papel ativo no enfrentamento da crise climática no Brasil, através de pesquisa acadêmica, Educomunicação, ativismo em rede e defesa política pela justiça climática. Este webinário propõe também uma introdução crucial para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 28, que desde 2012 faz parte do calendário estratégico de eventos que a Viração acompanha e cobre, de forma colaborativa, por meio do programa Agência Jovem de Notícias. 

Cada pessoa convidada vai compartilhar um pouco de sua atuação no enfrentamento da crise do clima no Brasil, através de pesquisas acadêmicas e projetos fundamentados na Educomunicação, do ativismo em rede e da incidência política para a justiça climática, proporcionando uma oportunidade inspiradora e informativa para todos os interessados em abordar as questões climáticas de maneira eficaz e justa.

O evento será transmitido de forma virtual através do canal oficial da Viração no YouTube e terá duração de 2 horas. Conheça as pessoas convidadas confirmadas:

Thaís Brianezi, professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, participante da Licenciatura em Educomunicação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.

Lídia Lins, advogada, aceleradora cultural, articuladora social, educadora popular, ativista antirracista e dos direitos humanos, cofundadora e coordenadora do Coletivo Ibura Mais Cultura.

Claudia Ferraz, é do povo Wanano, Comunicadora Indígena da Rede Wayuri de Comunicação Indígena do Rio Negro. Editora e produtora, do Podcast Wayuri!.

Amanda Costa, ativista climática, jovem conselheira do Pacto Global da ONU, fundadora do Instituto Perifa Sustentável, Forbes #Under30, TEDx Speaker, LinkedIn Top Voices e Creator.

Gabs Razo, Profissional da Educomunicação. É Licenciado em Educomunicação pela ECA-USP, é Coordenador de Comunicação e gestor do projeto Vozes Daqui de Parelheiros no Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC..

A apresentação e mediação ficarão a cargo de Paulo Lima, educomunicador, jornalista, filósofo, fundador e diretor internacional da Viração Educomunicação e empreendedor social da Ashoka.

Sobre a importância de uma agenda pré-COP e o protagonismo da sociedade civil brasileira, a professora Thaís Brianezi ressaltou: “É fundamental pautar o enfrentamento à emergência climática a partir da luta por justiça climática. O aquecimento global requer muito além da diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Ele é resultado da super exploração da natureza e das pessoas. Por isso, a solução passa por avançar no sentido de desmercantilizar a vida. E vozes como as vozes negras pelo clima, processos de comunicação mais dialógicos como a educomunicação, são fundamentais nesse debate”.

A ativista Amanda Costa também enfatizou a importância da justiça climática, destacando que “a crise climática vai impactar a todos, mas são as pessoas negras, indígenas e faveladas que sofrem as consequências negativas.”

A  série de Webinários Viração 20 anos – Aprender com o passado, refletir o presente, organizar o futuro marca os 20 anos da organização como um espaço que reúne pessoas, coletivos e organizações parceiras na mobilização social para a defesa dos direitos humanos, para a participação cidadã e para o ativismo em torno de questões fundamentais da nossa sociedade. A transmissão ao vivo no YouTube permitirá que um público amplo participe das discussões e interaja com os especialistas presentes, ampliando a troca de informações e saberes.

Serviço: Webinário Ação pelo clima: experiências para a justiça climática

Quando: 24 de novembro de 2023, 11h de Brasília

Onde: Ao vivo no canal da Viração no YouTube

Fonte:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress