Em evento anual, MUDE Com Elas celebra redes entre jovens mulheres negras e empresas

Com o tema “Compromissos públicos e privados para o acesso de jovens negras ao trabalho digno”, encontro acontece no dia 05/12, com presença de empresas, jovens ativistas e representantes da rede multiatores 

No próximo dia 05/12, a Rede Multiatores do MUDE se reúne no seu Encontro Anual, na sede da Ação Educativa, em evento aberto ao público. 

Com o tema “Compromissos públicos e privados para o acesso de jovens negras ao trabalho digno”, a programação conta com mesas e rodas de conversa que têm como objetivo a divulgação dos resultados do MUDE Com Elas até agora, e o planejamento para o próximo ano. 

O evento tem a presença confirmada de representantes do poder público e privado, além de figuras-chave, da sociedade civil, para a construção de um mercado de trabalho digno para as juventudes negras, sobretudo para jovens mulheres negras. 

Um ponto estratégico do evento é o convite a empresas, que encontram uma oportunidade de formação para que construam medidas efetivas de inclusão produtiva para jovens mulheres negras.

Uma das organizações parceiras da iniciativa MUDE Com Elas, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, CEERT, estará no evento por meio da participação de Mário Rogério, diretor da organização. Ele destaca a importância do convite como uma estratégia de articulação pela equidade.

“Esse diálogo contribui para ampliar o impacto de ações voltadas ao enfrentamento do racismo. A iniciativa busca desenvolver estratégias com indicadores raciais,  facilitando a construção de planos de equidade, definição de metas e implementação de mecanismos de monitoramento que permitam evidenciar e corrigir as desigualdades.”, aponta.   

Rogério também destaca a participação do CEERT, na rede Multiatores Mude com Elas, para a construção de conhecimento sobre as desigualdades enfrentadas por jovens mulheres negras. 

“Ao romper com a invisibilidade dos dados, a rede oferece evidências que fortalecem o diálogo entre os setores público e empresarial, podendo impulsionar mudanças concretas. Dessa forma, a iniciativa se propõe a promover um mercado de trabalho mais justo, inclusivo e antirracista, abrindo espaço para o empoderamento de jovens mulheres negras e a transformação das estruturas sociais.”, explica. 

O evento é gratuito e para participar é necessário fazer inscrição prévia. 

O Encontro Anual da rede multiatores MUDE com Elas tem apoio de Oxfam Brasil, Kihah desenvolvimento profissional, CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, Espaço de Cidadania, Instituto Ethos, Uneafro Brasil, Escola Comum e Instituto Pólis.

Evento anual da Rede Multiatores MUDE com Elas

Compromissos públicos e privados para o acesso de jovens negras ao trabalho digno

Data: 05/12/2024 (presencial). Inscrições via formulário: https://forms.gle/iDgakSUHD3C7jwHF8

Horário: 9h às 17h

Local: Ação Educativa

Programação completa:

Mesa 1 (9:40h às 11:10h): As políticas públicas e o acesso ao trabalho por jovens mulheres negras: quais os compromissos do setor público?

Presenças confirmadas: 

Marina Farias – Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome  

Guilherme Barbosa – Diretor de Articulação e Fomento de Programas e Projetos de Juventude da Secretaria Nacional de Juventude (apresentando o Plano Nacional de Juventude, em construção)

Leandra Perpétuo (CUT Nacional) 

Mediação: Bárbara Barbosa (Oxfam Brasil)

Mesa 2 (11:30h às 13h): Dos dados sobre desigualdade às práticas de superação: quais os compromissos das empresas para acesso a trabalho decente por jovens negras?

Presenças confirmadas: 

Scarlett Cunha (Instituto Ethos)

Mário Sérgio (CEERT)

Carolina Gomes (PWC Brasil)

Mediação: Katiana Normandia (Kinah)

Roda de conversa (14:30 às 16h): As lutas da juventude por trabalho decente/digno: quais nossas estratégias?

Presenças confirmadas: 

Erika Matheus – confirmada (ANTRA) 

Julia Gomes (Uneafro)  

Luanne Isabelly/Deusa Negra (Jovem Ativista MUDE Com Elas)

Atividade cultural (16:30h às 17:30h)

Máfia das Minas (slam) convida King, Abraba

Fonte:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *