Vimos por aí: 18 conteúdos gratuitos para ‘esperançar’ e refletir Paulo Freire

Confira uma seleção de reportagens, vídeos, debates e livros para se inspirar na educação popular defendida por Paulo Freire

Da redação do Porvir

Patrono da educação brasileira, o pernambucano Paulo Freire (1921-1997) completaria 102 anos de idade neste 19 de setembro de 2023. E o esperançar freiriano, conceito que aparece na “Pedagogia do Oprimido” e na “Pedagogia da Esperança”, entre outros de seus livros, segue presente no vocabulário de educadores de todo o país, que almejam uma educação mais justa e igualitária. Para celebrar o legado de Paulo Freire, o Porvir reúne uma série de materiais já publicados sobre sua obra e principais linhas de pensamento. Confira:

De podcasts a documentários, 10 sugestões para conhecer Paulo Freire


A lista reúne podcasts, vídeos, fotos, entrevistas e páginas especiais disponíveis de forma gratuita, em homenagem aos 100 anos do educador, comemorados em 2021. 

Paulo Freire para crianças


Que tal falar sobre o legado de Paulo Freire para as crianças? Confira a lista com quatro indicações de livros infantis sobre a obra do educador pernambucano. 

Por que Paulo Freire permanece atual?


Da inspiração às novas políticas curriculares ao reconhecimento internacional, professores e especialistas em educação ouvidos pelo Porvir debatem o legado freiriano no centenário do educador, em 2021.

Paulo Freire, a simplicidade que ainda inova


Entenda como o pensamento de Paulo Freire, considerado o maior educador brasileiro, já adiantava conceitos como interdisciplinaridade e educação baseada em projetos. 

Paulo Freire e a criatividade libertadora 


Em reportagem produzida pelo Porvir para o blog Faber-Castell Edux, são apresentadas reflexões sobre como a obra de Paulo Freire estimula uma educação criativa e libertadora. 

No país de Paulo Freire, EJA tem corte de investimento e pouca visibilidade


Na primeira reportagem da série Desafios e Perspectivas da EJA no Brasil, o Porvir apresenta cenário preocupante e, a partir do pensamento de Paulo Freire, questiona: o que fazer para que o combate ao analfabetismo se torne prioridade?

Fonte:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress