Webinário da Viração terá como tema Juventude e o Trabalho Digno

O terceiro e último evento on-line do ciclo de comemorações da organização reunirá profissionais e estudiosos em discussão crucial sobre a juventude em tempos de evasão escolar e insegurança do futuro.

Por Rhafaela Resende


No próximo dia 23 de maio, a Viração vai promover o terceiro Webinário de sua série Viração 20 anos – Aprender com o passado, refletir o presente, organizar o futuro. O terceiro encontro vai encerrar o ciclo de comemorações com o tema “Construindo Futuros: Juventude e Trabalho Digno”. O evento será transmitido ao vivo no canal da Viração no YouTube, a partir das 10h de Brasília.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada cinco brasileiros com 15 a 29 anos não estudava e nem estava ocupado no ano de 2022. Ou seja, 10,9 milhões não estudavam nem estavam ocupados, o equivalente a 22,3% dos jovens brasileiros. Os dados revelam ainda que desse total, 4,7 milhões de jovens não procuraram trabalho e nem gostariam de trabalhar.

Uma matéria divulgada pela Agência Brasil no ano passado, traz um diagnóstico sobre a empregabilidade de jovens no Brasil, feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego e revela que “dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões.”

E nesse cenário preocupante, o webinário se propõe a reunir pesquisadores e profissionais engajados em projetos sobre a relação entre a juventude e o mundo do trabalho, em busca de promover uma conversa sobre possíveis caminhos para a resolução desse problema nacional, além de propor construir um futuro digno, com direitos fundamentais garantidos.

Entre as pessoas participantes confirmadas estão:

Fernanda Nascimento, coordenadora técnica do Projeto MUDE com Elas, da Ação Educativa, que discute a inserção, permanência e desenvolvimento de jovens mulheres negras no mundo do trabalho;

Ezequiela Scapini, especialista em Estudos Latinoamericanos e mestre em Sociologia, com foco em condições de trabalho, proteção social, uberização e juventude;

Kawan Freitas, jovem trans, preto e morador da zona sul de São Paulo de 24 anos, fotógrafo, bartender e participante do projeto Agência Educomunicativa Pra Brilhar. 

Taís Nunes, jovem de 18 anos, de Parauapebas, no Pará, região amazônica, participou do programa de Jovem Aprendiz em sua cidade por meio da iniciativa 1MiO e hoje atua como assistente no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

A apresentação e mediação serão de Thaynara Floriano, estudante de Educomunicação na ECA/USP e estagiária de comunicação na Viração. Engajada na Frente Negra do Movimento Brasil Popular, sua pesquisa se concentra na construção do conhecimento de forma participativa e colaborativa, explorando diversos meios e linguagens de comunicação.

Durante o evento, haverá o lançamento dos resultados de uma pesquisa realizada pelo U-Report Brasil em parceria com o projeto 1Mio, do UNICEF, sobre o tema ‘Juventude e Trabalho’, trazendo uma perspectiva recente e informativa para embasar as discussões. Também está prevista na programação a participação de jovens mobilizadores dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes – NUCAS, trazendo perguntas para os convidados do evento em  vídeo.

A série de Webinários Viração 20 anos – Aprender com o passado, refletir o presente, organizar o futuro tem como objetivo reunir pessoas, coletivos e organizações que estiveram ao lado da Viração ao longo de 20 anos na defesa dos direitos humanos, participação cidadã e ativismo em questões fundamentais da sociedade.Esse será o encerramento de um ciclo de debates importantes que permeiam as frentes de atuação da organização que a duas décadas reúne importantes feitos na luta por direitos sociais e equidade. 


Serviço:  “Construindo Futuros: Juventude e Trabalho Digno” 

Quando: 23 de maio de 2024, 10h de Brasília 

Onde: online | transmissão no canal da Viração no YouTube | previsão de 1h30 de atividade.

Fonte:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress