Viração se Junta à Rede Observatório do Clima

A Viração Educomunicação passa, em 2024, a integrar a Rede Observatório do Clima, um dos maiores e mais influentes coletivos de entidades ambientalistas no Brasil. A inclusão representa um passo significativo para a ampliação do diálogo e das ações em prol do clima, combinando a experiência de mais de 20 anos em Educomunicação da organização com os saberes e impactos das 120 entidades que compõem o Observatório do Clima e suas iniciativas.

Participar do Observatório do Clima é uma excelente oportunidade para criar e fortalecer vínculos com entidades parceiras, tanto antigas quanto novas, que há anos trabalham na área da justiça climática. É uma grande alegria e também uma responsabilidade integrar essa rede que promove colaborações e co-criações”, afirma Paulo Lima, fundador e diretor executivo da Viração.

Educomunicação pela ação climática

A entrada da Viração na rede Observatório do Clima se soma a outras ações que a organização vem implementando ao longo de seus 20 anos, para contribuir com o enfrentamento da crise climática. 

Em 2010, a Viração participou ativamente na mobilização de adolescentes e jovens para a Conferência Nacional de Meio Ambiente – Vamos Cuidar do Planeta, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e que posteriormente foi multiplicada em vários outros países do mundo. A experiência da Conferência permitiu à Viração dar continuidade ao seu trabalho preparando adolescentes e jovens para a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, mobilizando mais de 30 atividades de sensibilização e formação sobre a conferência e sendo ponto focal no Brasil da Campanha Rio+Você, mobilizando adolescentes e jovens de todo o país em campanhas de sensibilização com foco especial no Dia da Terra.

Da Rio+20, os jovens participantes sugeriram que a Viração continuasse facilitando processos de participação de jovens em espaços de Conferências Internacionais utilizando a educomunicação como metodologia. Foi, então, decidido que a Viração daria continuidade ao trabalho com as Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, as COPs. Ainda em 2012, a Viração promoveu a Agência Jovem de Notícias Internacional na COP18, em Doha, Qatar, com a participação de 5 jovens do Brasil, Argentina, Equador, Itália e México. Desde então, todo ano, a Viração continua a fazer a cobertura educomunicativa das COPs, criando condições de participação e cobertura colaborativa para mais de 500 jovens, dentro do programa Agência Jovem de Notícias.

Em todos esses anos, vimos o quanto foi importante a atuação do Observatório do Clima na construção de processos e iniciativas para compreender, analisar, aprofundar, informar e enfrentar os desafios climáticos que afetam o Brasil e o mundo. Almejamos fazer parte do Observatório do Clima porque queremos fortalecer ainda mais esta articulação e também teremos a possibilidade de sermos fortalecidos por meio da promoção de ações conjuntas e políticas mais eficazes de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e construir um futuro mais resiliente para todos.

Sobre o Observatório do Clima

O Observatório do Clima é uma coalizão de mais de 80 organizações da sociedade civil brasileira, dedicada a promover a conscientização e a ação contra as mudanças climáticas. Desde 2002, a rede tem atuado na formulação de políticas públicas, no monitoramento das emissões de gases de efeito estufa e na defesa de um desenvolvimento sustentável no Brasil.

O Observatório do Clima reúne organizações não governamentais, movimentos sociais e centros de pesquisa que trabalham juntos em ações de mobilização, comunicação, divulgação científica e em campanhas para influenciar políticas públicas e promover ações que visem à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

A rede tem sido um ator fundamental em debates e campanhas sobre diversos temas da crise climática no Brasil. Com a chegada da Viração Educomunicação, a rede passa a contar com o olhar educomunicativo na disseminação de informações e na mobilização social em torno das pautas climáticas, especialmente entre adolescentes e jovens.

Observatório do Clima – O Cardume 

Acompanhe o observatório nas redes:

https://www.oc.eco.br

https://www.instagram.com/observatoriodoclima

https://x.com/obsclima

https://www.youtube.com/observatoriodoclima

Fonte:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress