Etapa nacional da 12ª CNDCA terá cobertura educomunicativa realizada por adolescentes e jovens

Atividade coordenada pela OSC Viração fortalece a participação e a narrativa infantojuvenil sobre as agendas sociais discutidas na Conferência

A última etapa da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece entre os dias 02 e 04 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). Convocada pelo Conanda, a 12ª CNDCA busca refletir, avaliar e construir caminhos para a superação dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 na vida de crianças e adolescentes, tendo como tema central “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Repetindo os passos das edições anteriores, a 12ª CNDCA contará com uma cobertura educomunicativa realizada por 16 adolescentes e jovens integrantes e ex-integrantes do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), vinculado ao Conanda. A atividade se consolidou como uma importante estratégia para ampliar e fortalecer a participação e a expressão infantojuvenil nas conferências, em convergência com o princípio da participação social e o cenário comunicacional e tecnológico contemporâneo. 

Com o apoio de uma equipe de educomunicadores da Viração, adolescentes e jovens vão realizar ações e produtos de comunicação multimídia voltados para o público interno e externo, apresentando suas ideias, demandas e inquietações a respeito dos temas abordados na Conferência. “A cobertura educom proporciona a crianças, adolescentes e jovens oportunidades de desenvolver habilidades de produção midiática, de refletir, se expressar e incidir nas discussões. O objetivo final é ampliar os espaços de participação na Conferência e criar registros sobre ela a partir da perspectiva infantojuvenil “, analisa Vania Correia, coordenadora na Viração.

Em resumo, a cobertura educomunicativa é uma atividade político-pedagógica que busca mobilizar, formar e engajar crianças, adolescentes e jovens no debate público por meio do uso das linguagens e ferramentas de comunicação multimídia. Todo o conteúdo criado durante o evento será publicado nas redes sociais do Conanda, da 12ª CNDCA e da Viração. Como resultado da cobertura serão produzidos, ainda, um mini-documentário e uma revista impressa e digital que vão abordar pautas relacionadas à participação infantojuvenil e as demais agendas sociais tratadas na Conferência.

Ansiosa para aproveitar o máximo de cada atividade, a jovem Isabela Aparecida Araujo Schirrmann, 18 anos, natural de Venâncio Aires (RS) e residente em São Paulo (SP), acredita que a cobertura também contribui para atrair novas lideranças. “Estaremos ajudando crianças e adolescentes a terem maior conhecimento do que está rolando [na 12ª CNDCA] e, consequentemente, engajando eles a participarem desse movimento de protagonismo infantojuvenil”, comenta 

A cobertura educomunicativa é uma realização da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) em parceria com a Viração — organização social sem fins lucrativos que  atua na promoção dos direitos de adolescentes e jovens por meio de processos e produtos de comunicação. 

A conferência é realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDCA/MDHC) com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Serviço

Realização de 2 a 4 de abril de 2024, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, Brasília – DF.

Acompanhe os conteúdos da cobertura educomunicativa nos canais:

Facebook/12CNDCA | @conandanarede

Facebook/viracao.educomunicacao | @viracaoeducom | X/Twitter/viracaoeducom

Mais informações sobre a cobertura educomunicativa: redacao@viracao.org 

Mais informações sobre a 12ª CNDCA em https://www.12cndca.org/ 

Fonte:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress