Contrast Font Português
  • Who We Are
  • Blog
  • Contact Us
Donate

Blog

(Português do Brasil) Plataforma de tecnologia móvel para refugiados e migrantes é lançada no Brasil

, Posted on Thursday December 17th, 2020

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Compartilhe
Curtir
Comentar

Comentários

Veja também

Viração lança guia sobre gênero e sexualidade para educadores(as)

A escola, como parte integrante da sociedade, pode reproduzir relações de desigualdade, muitas vezes reiterando discursos machistas, racistas e homofóbicos. Sendo ela um dos primeiros espaços de socialização, é lá que crianças e adolescentes convivem, pela primeira vez, com todas essas diferenças. Assim, a escola tem um papel muito importante no enfrentamento das desigualdades.

Infelizmente, sabemos que isso ainda é um desafio para educadores e educadoras! O contexto atual de conservadorismo e retrocesso dificulta ainda mais a promoção da igualdade e do respeito às diferenças dentro da escola. Além disso, faltam instrumentos para se trabalhar as temáticas em sala de aula.

Sabendo desses desafios, a Viração desenvolveu o Guia de Gênero e Sexualidade para Educadores, que tem como objetivo orientar educadores(as) sociais, educomunicadores(as), comunicadores(as) populares e professores(as) a promoverem o debate sobre gênero e sexualidade entre seus alunos. 

A partir de exemplos simples e práticos das diferentes formas para se trabalhar gênero e sexualidade em espaços educativos, o material traz uma proposta de atividade pensada exclusivamente para educadores(as) que desejam transformar a realidade de forma crítica e criativa, participativa e democrática!

Acesse o Guia de Gênero e Sexualidade para Educadores aqui.

Compartilhe
Curtir
Comentar

Revista Viração vence o Prêmio Betinho de Cidadania 2017

A Revista Viração ganhou o primeiro lugar do Prêmio Betinho de Cidadania 2017, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.

A premiação aconteceu na última segunda-feira, dia 7 de agosto, e homenageou as entidades que mais se destacaram na execução de projetos relacionados à luta pela cidadania e ao combate à fome e à miséria na cidade de São Paulo. A sessão foi presidida pelo vereador Eduardo Suplicy (PT) no Salão Nobre do Palácio Anchieta.

Segundo a organização, o prêmio teve 36 projetos inscritos de 35 organizações. Pelas regras, participaram instituições sem fins lucrativos que desenvolvem atividades ou programas de enfrentamento da fome, exclusão, miséria e violência, entre outras práticas sociais no Município.

A Revista Viração, um dos principais produtos educomunicativos da Viração, levou o primeiro lugar. A revista deu origem à Viração Educomunicação, no ano de 2003, e partiu da necessidade de uma publicação voltada para adolescentes e jovens que os envolvesse em seu processo de produção.

“A Viração atua mobilizando adolescentes e jovens. E é importante que eles tenham um espaço em que possam construir suas narrativas, falar das suas preocupações, perspectivas e contribuir para a construção de discursos alternativos à mídia hegemônica, que muitas vezes torna esse público invisível”, contou a Coordenadora Executiva de Projetos da Viração, Vania Correia, ao receber a premiação. “Principalmente os que vivem na periferia ou que fazem parte de minorias”.

É a partir desse engajamento que o projeto cria um espaço de participação e mobilização, possibilitando também a criação de uma rede entre eles. Hoje, a produção da revista envolve mais de 40 jovens, de 22 estados do país e Distrito Federal. Os temas da revista abordam assuntos que tratamos durante as formações, voltados para a sensibilização e ampliação de repertório.

Confira a última edição, “Cuidar do prazer”, que trata sobre gênero, sexualidade e direitos reprodutivos e sexuais.

 

Compartilhe
Curtir
Comentar

Como a cobertura educomunicativa fortalece a participação

O educador Paulo Freire, uma das principais referências teóricas da Educomunicação, nos ensina que a educação só é possível enquanto ação comunicativa, já que não se trata apenas da transmissão de saberes, mas também da troca de saberes. Ele fala ainda que toda comunicação é, em si, uma ação educativa.

Nesse sentido, a comunicação deixa de ser algo puramente midiático, com função instrumental, e passa a integrar as dinâmicas de formação! Mas onde entra a cobertura educomunicativa nessa história?

Antes de mais nada, é importante entender o que é uma cobertura educomunicativa. Ela se utiliza das técnicas do jornalismo, mas as reinventa por meio processos colaborativos que favorecem uma experiência educativa aos participantes.  

A cobertura edcomunicativa possibilita o exercício deliberado do direito à expressão; a publicização e valorização da perspectiva do adolescente em relação aos diversos temas; o desenvolvimento de habilidades comunicacionais; e a ampliação do repertório sócio-cultural, por meio do acesso a locais, temas e atores diversos.

Além disso, a cobertura é também um espaço de incidência política pois, considerando o ato de comunicar como um ato político, as coberturas são, em si ações políticas, em que é possível sensibilizar, informar e incidir sobre a esfera pública! E é exatamente por isso que a cobertura educomunicativa fortalece a participação, porque ela permite esse espaço de incidência política a partir da comunicação!

A experiência de cobertura educomunicativa com adolescentes e jovens tem sido apontada como um mecanismo importante para ampliar e fortalecer a participação desse público nos debates públicos, como aponta o Relatório Situação da Adolescência Brasileira 2011 – O direito de Ser Adolescente, do UNICEF.

Anualmente, a Vira realiza projetos de cobertura educomunicativa, como a cobertura da 10ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, e da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente.

Saiba como organizar uma cobertura educomunicativa com adolescentes e jovens

Compartilhe
Curtir
Comentar

Search

Categories

  • Geral
  • Política

Instagram

Contact Us

contato@viracao.org

(11) 3237-4091

Social Networks

Facebook

Youtube

Instagram

© Viração

Our contents are free. Republish them at will, just give the credits to the Viração.

Transparency Shamá Design & Tecnologia