Desafios da Lei de Aprendizagem é tema de webinário do MUDE com Elas

Evento que acontece no próximo dia 27 de fevereiro, a partir das 10h, reúne especialistas, representantes de organizações parceiras e jovens mobilizadoras para dialogar e refletir sobre os obstáculos enfrentados na implementação desta lei, com ênfase nos desafios adicionais impostos às jovens mulheres negras, com transmissão ao vivo nos canais da Ação Educativa e do MUDE com Elas no Youtube. Saiba detalhes da programação.

A Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000) tem sido um instrumento crucial na promoção da inclusão de jovens no mercado de trabalho, garantindo não apenas o acesso ao primeiro emprego, mas também a formação técnico-profissional metódica. Contudo, as desigualdades de gênero, raça e classe ainda impõe barreiras significativas que dificultam a plena realização dos objetivos desta legislação.

A iniciativa multiatores MUDE com Elas, coordenada pela terre des hommes e Ação Educativa, com apoio da Viração, vem atuando diretamente no enfrentamento dessas desigualdades, articulando com o poder público, empresas, organizações da sociedade civil e juventudes a realização de ações que visam superar as barreiras impostas pelo racismo e o sexismo, focando especialmente no acesso, permanência e desenvolvimento de jovens mulheres negras no mundo do trabalho​​.

O Webinário “Desafios da Lei de Aprendizagem”, que acontece no dia 27 de fevereiro, terça-feira, entre 10h e 12h, se propõe a ser um espaço de diálogo e reflexão sobre os obstáculos enfrentados na implementação desta lei, com ênfase nos desafios adicionais impostos às jovens mulheres negras. O evento contará com a participação de especialistas, representantes de organizações parceiras e jovens aprendizes, que compartilharão suas experiências, estratégias de superação e recomendações para aprimorar a eficácia da Lei de Aprendizagem.

Durante o evento, serão abordados temas como:

  • A situação atual da implementação da Lei de Aprendizagem e seus principais desafios e avanços.
  • Impactos da formação dual na integração de jovens mulheres negras no mercado de trabalho.
  • Histórias de sucesso e transformação, como a inserção profissional de jovens aprendizes e a sensibilização de empresas para a diversidade e inclusão​​.
  • Estratégias para ampliar o impacto da Lei de Aprendizagem, considerando a necessidade de políticas públicas mais inclusivas e a importância da mobilização e trabalho em rede​​.

Inscreva-se pelo link: https://forms.gle/qxYjzfyVcbVTVSAj8

Conheça as pessoas participantes:

1) João Vitor  Motta – Ministério do Trabalho e Emprego

Diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Doutorando e mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016).

2) Elisiane dos Santos – Ministério Público do Trabalho

Procuradora do Ministério Público do Trabalho. Professora de Ciência Política/UFRJ. Doutoranda em Sociologia e Direito/UFF. Mestra em Filosofia/IEB-USP. Autora do livro “Crianças Invisíveis: trabalho infantil nas ruas e racismo no Brasil”, que recebeu 1º lugar no prêmio AGES e prêmio Maria Firmina na categoria não-ficção.

3) Ana Beatriz  – Jovem Aprendiz

Jovem de 19 anos, recém caloura da Unesp, para o curso de ciências sociais, jovem aprendiz pelo CIEE, na área de comércio. Fez parte da delegação “Jovens Negras Rumo à Brasília – Mude com Elas”, com objetivo de articular sobre políticas públicas na área do trabalho para jovens mulheres negras. Uma curiosidade é ser trigêmea, e loucamente apaixonada por poemas, que os compõem também.

4) Elaine de Souza Bancalá – CIEE

Pedagoga, pós graduada em neurociências e comportamento, gerente de aprendizagem e conteúdos do CIEE, atua há mais de 20 anos com a inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho.

Faça parte deste movimento! A participação de todos é fundamental para construir um mercado de trabalho mais inclusivo e justo. Sua presença e engajamento são essenciais para ampliar o diálogo sobre as desigualdades de gênero, raça e classe no contexto da Lei de Aprendizagem e contribuir para a superação desses desafios.

Serviço: Webinário “Desafios da Lei de Aprendizagem”

Data: Terça-feira, 27 de Fevereiro

Horário: De 10h às 12h

Ao vivo nos canais do MUDE com Elas e da Ação Educativa no YouTube:

Inscreva-se pelo link: https://forms.gle/qxYjzfyVcbVTVSAj8

Fonte:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress