Viração seleciona adolescentes e jovens moradores do Grajaú e Jardim Ângela (SP)

A Viração Educomunicação é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua nas áreas de educomunicação, juventudes e mobilização social. Tem como missão inspirar e conectar adolescentes e jovens para a construção de uma sociedade justa, participativa e plural. Atua com a educomunicação buscando mobilizar adolescentes e jovens para a promoção e defesa de seus direitos. 

Para a realização do projeto Geração que Move, uma iniciativa do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em parceria com Fundação Abertis e Arteris implementada pela organização a Viração Educomunicação. Está aberta seleção para  adolescentes e jovens de 12 a 18 anos mobilizadores para participar de jornada de formação sobre direitos à cidade, mobilidade segura e igualitária – além de atuar com seus pares, potencializando os canais de comunicação e promovendo conteúdos pertinentes em meio ao atual contexto destes territórios.

Vagas:
– Cinco (5) adolescentes e jovens residentes na região do Grajaú
– Cinco (5) adolescentes e jovens residentes na região do Jardim Ângela 

Objetivos 

O Geração que Move tem como foco principal discutir os desafios, impactos e discriminações que adolescentes e jovens das periferias enfrentam em relação ao acesso aos direitos previstos no Estatuto da Juventude, com foco nas questões vinculadas ao direito à cidade.

As pessoas selecionadas irão promover espaços de diálogo e de reflexão, atualizando e provocando outros adolescentes e jovens a entender melhor o que se passa na atualidade – considerando o contexto de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 – com informações sobre prevenção, além de contribuir para que conteúdos sobre como as periferias de São Paulo estão enfrentando o vírus alcancem outros territórios.

 

Atividades e tarefas

 

  • PRIMEIRA FASE DO PROJETO: ONLINE

 

Devido à pandemia de coronavírus, a primeira etapa do projeto acontecerá até o final do período de indicação de isolamento social e quarentena. 

✓  Participar, online, de um percurso de formação em produção de mídia digital durante os três primeiros meses do projeto;

✓ Desenvolver conteúdos para impactar outros adolescentes e jovens, principalmente dos territórios de atuação do projeto, sobre as temáticas relacionadas ao Geração que Move. Essa tarefa acontecerá por meio de orientação e mentoria da equipe pedagógica e de comunicação da Viração, que vai co-criar estratégias de uso de diferentes linguagens de comunicação nas mídias digitais; 

✓  Levantar dados e desenvolver conteúdos sobre o que tem acontecido nos bairros do Grajaú e Jardim Ângela, bem como coletar informações referentes ao enfrentamento desta situação pelos adolescentes e os jovens das regiões; 

✓  Os profissionais orientarão os adolescentes e jovens no desenvolvimento de conteúdos de comunicação e de projetos de intervenção local. 

 

 

  • SEGUNDA FASE DO PROJETO: PRESENCIAL

 

Esta etapa iniciará somente após o final do período de indicação de isolamento social e quarentena e se estenderá até Dezembro (2020). 

✓   Participar, presencialmente, de oficinas temáticas sobre Direitos Humanos, adolescência e juventude, mobilidade segura e igualitária, desigualdades de gênero, raça e classe, empreendedorismo social, Design Thinking e temas correlatos;

✓ Dar continuidade à criação de conteúdos para mídias sociais e o site da Agência Jovem de Notícias;

 ✓ Participar de jornadas de campo por toda a cidade, a fim de conhecer os equipamentos públicos de saúde, educação, proteção e cultura e lazer disponíveis no seu território e na cidade;

✓ Trabalhar de forma colaborativa com os adolescentes e jovens participantes do projeto; 

✓ Participar de reuniões com a equipe; 

✓ Levantar possibilidades de parcerias com outras organizações, coletivos e espaços no território.


Perfil 

▪ Adolescentes e jovens de 12 a 18 anos;

 ▪ Residentes dos bairros do Grajaú e Jardim Ângela (SP);

▪ Ter celular para gravar vídeos, participar de reuniões e acompanhar os conteúdos das formações; 

▪ Ter possibilidade de acesso à Internet; 

▪ Ser comunicativo, criativo e responsável; 

▪ Gostar de criar conteúdos para mídias sociais.


Informações gerais

Local de Atuação: Grajaú ou Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo.

Duração do Projeto: De 27 de Abril a Dezembro de 2020 – sendo os três primeiros meses com bolsa-auxílio e os demais com a participação dos jovens selecionados em jornadas de formação promovidas pela Viração e parceiros. 

Carga horária semanal: 10 horas (segunda a sexta).

Benefícios:
– Bolsa-auxílio durante os 3 primeiros meses de projeto.
– Kit para produzir vídeos e fotos (tripé compatível ao celular + cartão de memória e plano de dados móveis)


Sobre o processo seletivo

▪ A seleção será realizada seguindo critérios de classe, gênero e cor. Terão prioridade no processo adolescentes e jovens que estejam cumprindo ou já cumpriram medidas socioeducativas, que estejam em situação de acolhimento institucional, sejam pessoas com deficiência ou que identifiquem-se como trans/travesti.

▪ Para o preenchimento das vagas será garantida a representatividade e diversidade de gênero e faixa etária dos adolescentes e jovens.

Etapas:

▪ Inscrições abertas até o dia 20 de abril
▪ Bate-papo online com os adolescentes e jovens pré-selecionados: 22 e 23 de abril
▪ Resultado dos selecionados: 24 de abril no site da Viração e contato via WhatsApp.
▪ Início das oficinas: 27 de abril

Como se candidatar?

Para se inscrever basta clicar aqui e preencher o formulário.
Caso tenha dúvidas, entre em contato por e-mail:

📧 aline@viracao.org
📧 scheila@viracao.org