Série educomunicativa aborda autocuidado e saúde emocional

Jovens reunidos pela Asec Brasil participaram de oficinas sobre produção de conteúdo educomunicativo e criaram materiais para redes sociais abordando os temas da Caixa de Ferramentas do projeto Promover para Prevenir. Navegue pelos conteúdos

Um grupo de jovens participantes do projeto Promover para Prevenir, iniciativa da Asec Brasil – Movimento Saber Lidar, em parceria com o Unicef Brasil produziram uma série educomunicativa para redes sociais abordando temas do autocuidado e saúde emocional.

Após o encerramento do ciclo formativo temático com profissionais da Asec Brasil, a Viração Educom foi convidada para mediar oficinas de produção de conteúdo educomunicativo com jovens líderes do projeto. Após a primeira oficina, que abordou os conceitos de educomunicação e educação entre pares, a turma foi convidada a participar de encontros temáticos e desenvolver, com a mediação dos profissionais da Viração, uma série de conteúdos pautados nas reflexões que fizeram do material da Caixa de Ferramentas do projeto Promover para Prevenir.

Nestes encontros, a turma trouxe mensagens importantes sobre autocuidado e saúde mental. Nas oficinas, as e os jovens foram convidados a desenvolver coletivamente os produtos educomunicativos, desde o roteiro até a finalização. O resultado pode ser visto em vídeos depoimentos, entrevista, carrossel com dicas de autocuidado, uma roda de conversa em podcast e um vídeo poesia.

  • A Yasmim, participante da Caixa de Ferramentas, comenta no vídeo o que é Saúde Mental
    para ela e quais são os desafios para falar sobre o tema com outros jovens. Assista aqui.
  • Em um carrossel para redes sociais, a turma selecionou 6 práticas que fazem a diferença em dias difíceis. Acesse aqui.
  • A Maria Eduarda, participante da Caixa de Ferramentas, conversou com Sheila Querido, monitora da Asec Brasil, sobre o trabalho com os jovens durante o ciclo formativo do projeto. Assista aqui.
  • A Juliana, de 16 anos, participou dos encontros da Caixa de Ferramentas no projeto Promover para Prevenir e falou sobre saúde mental em um vídeo para Instagram. Assista aqui.
  • No podcast, a turma foi convidada a promover uma roda de conversa sobre autocuidado como fator de proteção para nossa Saúde Mental. Ouça aqui.
  • Encerrando a série, a jovem Luddymilla Fernandes escreveu uma poesia a partir das reflexões provocadas pelas discussões do ciclo formativo, que também foi transformada em vídeo. Assista aqui.

Todos os materiais contaram com supervisão e revisão da equipe da Asec Brasil e curadoria da Viração Educom, e podem ser vistos e compartilhados a partir dos canais das duas organizações nas redes sociais.