Por meio de quatro oficinas educomunicativas, a Viração facilitou a construção de peças para o Instagram convocando jovens a participarem do LAB Jovens 2022
–
O LAB Jovens é um programa de formação e de apoio a projetos-ações desenvolvido pela Embaixada da França no Brasil e direcionado a jovens brasileiros de 18 a 26 anos. É inovador em seu formato, que inclui webinários, oficinas e mentorias, e na sua proposta de construção de uma rede nacional permanente de jovens defensores do meio ambiente. O tema da edição deste ano é Preservar a biodiversidade do oceano e dos rios.
A Viração Educomunicação foi contratada para facilitar quatro encontros, ao longo do mês de abril, com o intuito de definir coletivamente a estratégia de comunicação do projeto, além da criação de conteúdos para a conta Instagram do LAB Jovens 2022, voltados para a convocação de participantes na edição de 2022 do projeto. Cinco jovens mobilizadores, participantes da segunda fase do LAB Jovens 2021, foram selecionados por suas especializações e interesses em educomunicação ou jornalismo.
“A participação da Viração teve como objetivo ajudar no trabalho coletivo entre eles, na mobilização e no incentivo total da liberdade criativa. Os encontros só reforçaram como a juventude representa um futuro diverso, pautado na luta pela preservação do meio ambiente e dos direitos humanos”, conta Pedro Neves Fonseca, coordenador de projetos da Viração e facilitador das oficinas.
Os encontros tiveram ênfase na construção de cinco peças, sendo dois carrosséis e três vídeos no formato reels, com temas e conteúdo definidos pelos mobilizadores já no primeiro encontro. Ao longo das oficinas, desenvolveram roteiros, passaram por formações sobre criação de vídeos e edição no software Canva, além de terem orientações sobre o pensamento crítico, o trabalho coletivo e o protagonismo nos processos de comunicação.
A divulgação desses conteúdos ocorre durante a fase de inscrições, que vão do dia 2 ao dia 8 de maio, no site www.labjovens.com.br e na conta oficial do projeto no Instagram. A primeira fase do programa oferece 500 vagas para jovens de todas as regiões do país e prevê uma série de eventos virtuais sobre a biodiversidade no meio aquático, com a participação de cientistas, ativistas e representantes da sociedade civil. Os jovens selecionados para a fase seguinte receberão mentoria e serão acompanhados para desenvolver um projeto, individual ou coletivo, de A a Z. Dez projetos serão apoiados com um “fundo-semente” e poderão sair do papel.

Finalistas de todo o país reunidos no Rio de Janeiro. Edição 2021. ©tai.awa
Parceiros do LAB Jovens 2022:
- Organização – FundoCasa Socioambiental, Instituto Ecologico Aqualung, IRD – Instituto francês de pesquisa e desenvolvimento, Rare Brasil, Viração educomunicação, WWF Brasil.
- Apoio – Câmara de Comércio França-Brasil, Delegação da União Europeia, Engajamundo, Fondation Tara Ocean, L’Oreal
FrancEcoLab Brasil – O LAB Jovens faz parte de uma iniciativa mais ampla da Embaixada da França, o FrancEcoLab Brasil, que visa sensibilizar os jovens para as questões ambientais e dar a eles as ferramentas para agir. O eixo escolar do FrancEcoLab Brasil mobiliza professores e alunos de francês em mais de 50 escolas brasileiras, do ensino fundamental ao médio, com conteúdos educacionais, oficinas e concursos. O LAB Jovens e o eixo escolar do FrancEcoLab Brasil compartilham o mesmo tema a cada ano e realizam ações conjuntas com seus públicos e parceiros.
Inscrições e regulamento: www.labjovens.com.br
De 02 a 08 de maio
Contato imprensa Embaixada da França:
Alice Gouzer – 61 99935-3638
Fernanda Isidoro – 61 99966-4771 (a partir de 08/05)