Conheça o #PAS – programa de aprendizagem socioemocional

Iniciativa da Secretaria de Educação do Município de Niterói faz parte do Escola da Paz, que integra a política pública de segurança Pacto Niterói Contra a Violência; Formação gratuita para profissionais da rede municipal de ensino de Niterói recebe inscrições para o segundo ciclo em breve

O #PAS é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Município de Niterói que tem como objetivo reduzir e prevenir as violências no contexto escolar através do desenvolvimento de competências socioemocionais.

É implementado pela Viração Educomunicação em parceria com a Flacso-Brasil, como parte do Escola da Paz, que integra a política pública de segurança Pacto Niterói Contra a Violência.

O #PAS busca contribuir com o Pacto Niterói Contra a Violência e também com o Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar municipal da cidade de Niterói que, como parte do sistema educacional, deve oferecer um espaço seguro onde os alunos possam finalizar sua educação básica, desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais e competências relevantes para suas vidas.

O ciclo de formação e acompanhamento do trabalho de campo, aberto para profissionais da Rede Municipal de Educação de Niterói, propõe atividades que desenvolvam as competências socioemocionais a partir da arte, da cultura e da corporeidade, em diálogo com a educomunicação. Na prática, professores, estudantes, família e comunidade escolar serão convidados a conhecer e utilizar saberes, linguagens e recursos da comunicação (fotografia, vídeo, jornal, podcast, zine, lambe) para fortalecer o protagonismo de todos os sujeitos na prevenção e enfrentamento das violências no ambiente escolar, e promover a conscientização sobre direitos universais à comunicação e expressão, à educação e à participação cidadã.

O projeto também busca contribuir para aumentar os níveis de resiliência do corpo discente, para que estudantes desenvolvam formas de superar as adversidades que enfrentam diariamente e assim melhorar seus resultados acadêmicos.

Sendo a escola a principal instituição social frequentada por crianças, adolescentes e jovens, onde a aprendizagem e a sociabilidade têm papel primordial. Através da educação, os sujeitos podem aprender e desenvolver inúmeras experiências significativas capazes de subverter as situações de risco e vulnerabilidades sociais que vivenciam.

A escola deve ser o lugar da construção do saber e não da reprodução de violências e desigualdades. Um local que permita a manifestação do estudante em suas dimensões política, social, afetiva, educacional, em seu sentido pleno, tendo em vista o desenvolvimento de uma moral baseada no senso de justiça, no respeito ao grupo e nos princípios básicos dos direitos humanos.

Na busca de soluções para a complexidade do fenômeno da convivência e das violências, os programas socioemocionais vêm sendo cada vez mais utilizados em nível mundial como intervenções de enfrentamento e prevenção da violência. Nesse sentido, o #PAS oferece alternativas pedagógicas para fomentar nas comunidades escolares uma perspectiva educacional que ultrapasse o tradicional foco em transmissão de conteúdos, passando a incluir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a educomunicação, a melhoria do clima escolar e a redução das violências mobilizando, ainda, os aspectos cognitivos em associação os aspectos emocionais e relacionais dos educandos.

A partir desse processo formativo, os profissionais da educação deverão reunir instrumentos sociais/pedagógicos para lidar com o cotidiano das escolas por meio do desenvolvimento da autonomia socioemocional dos estudantes, do seu autoconhecimento, manejo das emoções, sociabilidade, respeito às diferenças, violências sofridas, valorização da diversidade e tomada de decisão responsável, em consonância com os Referenciais Curriculares para o Ensino Fundamental do Município de Niterói.

O ciclo formativo conta com 8 encontros temáticos facilitados por profissionais da Viração, da Flacso Brasil e professores convidados, com os seguintes temas:

  1. A função social da escola e a escola possível
  2. Desenvolvimento cognitivo e competências socioemocionais
  3. Escola e família
  4. Violência nas escolas e convivência escolar
  5. Infâncias, adolescências e juventudes na perspectiva dos direitos humanos e da inclusão social
  6. Infâncias, adolescências, juventudes e violências
  7. Violências interseccionais de gênero, raça e sexualidade
  8. Diagnóstico participativo

A primeira fase do programa, implementada em 2021, foi composta pela realização de um estudo sobre a realidade escolar da Rede Municipal de Educação da cidade de Niterói, um ciclo de formação de professores de parte das escolas municipais e acompanhamento do trabalho de campo de cada uma destas unidades escolares .

Em 2022, a nova fase do projeto passará pela realização de um segundo percurso formativo para professores das escolas municipais de 1º e 2º ciclos, criação e implementação de planos de ação nas escolas, encontros de sensibilização e culminância, um ciclo formativo sobre educomunicação com estudantes e educadores, além da produção de um Guia de Boas Práticas, Protocolos de Convivência Escolar e uma edição da Revista Viração especial sobre os temas do #PAS, além de artigos e relatórios técnicos.

Profissionais da rede municipal de ensino de Niterói das escolas selecionadas poderão se inscrever online e gratuitamente no mês de março, através de formulário que será divulgado em breve.

Haverá plantão tira-dúvidas nas escolas selecionadas para o segundo ciclo durante o período de inscrições.

 

Parceiros da Viração no #PAS

Flacso – Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais

Organismo internacional, autônomo e de natureza intergovernamental, fundado em 1957 pelos Estados Latino-Americanos. Com sede na cidade de Brasília e duas unidades, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, a Flacso Brasil desenvolve atividades de pesquisa e de formação nas áreas de educação, direitos humanos, saúde, juventude, violência. http://flacso.org.br 

Sobre o Pacto Niterói contra a Violência

Um conjunto de ações intersetoriais integradas para proteção e à redução dos fatores de risco à violência que atingem crianças, adolescentes, jovens e famílias residentes em Niterói, policiamento e justiça, urbanismo, acesso a serviços sociais e de prevenção para redução de comportamentos contrários ao bem viver e pela difusão da cultura de paz e da cidadania. http://pactocontraaviolencia.niteroi.rj.gov.br/

Mais Informações:

Comunicação: Monise Berno – monise@viracao.org

Coordenação: Ellen de Paula – ellen@viracao.org