CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE É TEMA DE PROGRAMA DO CANAL FUTURA

Episódio do programa Debate celebrou os 100 anos do patrono da educação brasileira, com participação do diretor internacional da Viração. Assista

O programa Debate, da grade do Canal Futura, celebrou o centenário de Paulo Freire em um episódio especial que reuniu Ângela Antunes, diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire, Mariana Rosa, ativista pelos direitos PcD’s e o diretor internacional e fundador da Vira, Paulo Lima.

No episódio foram discutidos o legado de Paulo Freire para a educação, a experiência de Angicos e a importância de uma pedagogia que seja coerente com a concepção de mundo e a vida prática das pessoas, para garantirmos uma sociedade cada vez mais democrática e emancipadora. O diretor da Viração apresentou o trabalho da organização e suas interseções com as teorias freireanas presentes na educomunicação.

E como saber se as ideias de Paulo Freire estão presentes na escola? 

Para ser significativa, é preciso que a escola conheça a vida dos educandos. Isso se faz através de uma gestão democrática da escola, da criação de espaços de escuta e participação política dentro da escola e que atendam também toda a comunidade escolar, da valorização da diversidade e da comunicação sem autoritarismos e muitos outros pontos presentes nas ideias de Paulo Freire frequentemente presentes na escola.

O episódio especial foi ao ar por ocasião do aniversário de Freire e está disponível gratuitamente.

Assista aqui e compartilhe:

https://canaisglobo.globo.com/assistir/futura/debate/t/7qDDbrqg8h/