Acompanhe o XII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire

As atividades acontecem entre 16 e 19 de setembro, em Paris, com transmissão ao vivo; diretor internacional da Viração participa de uma das conferências falando sobre ‘A Educomunicação e os direitos dos jovens e adolescentes’. Saiba como se inscrever;

Entre 16 e 19 de setembro acontece o XII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, na cidade de Paris, com diversas discussões relacionadas ao tema “Educação, Gênero e Migração: ameaças e oportunidades em um contexto de crescentes discursos de ódio on-line”.

O evento, que seria realizado em 2020 mas foi adiado por conta do agravamento da pandemia, terá as atividades transmitidas ao vivo e é dividido em duas etapas:

  • Uma sessão acadêmica, entre os dias 16 e 17 de setembro (quinta e sexta feira), com o tema “Educação, gênero e migração no contexto do discurso de ódio on-line”, com o objetivo de discutir problemas relacionados à propagação do discurso de ódio na internet, particularmente com os recortes de gênero e relacionados às migrações em diferentes países do mundo.

Seu objetivo é mostrar como a educação crítica na mídia, inspirada em Paulo Freire, pode ajudar a combater o discurso de ódio online. 

  • Um Fórum de Educação Social, agendado para os dias 18 e 19 de setembro (sábado e domingo), que reunirá associações de educação popular, sindicatos e outros grupos da sociedade civil de todo o mundo que se identifiquem com o legado de Paulo Freire e suas vertentes feministas (notadamente os vistos na obra de bell hooks) e seu engajamento com os chamados ‘oprimidos’.

Paulo Lima, fundador e atual diretor internacional da Viração participa do Fórum na conferência “Educação à Distância e a pedagogia Freiriana – abordagens e práticas”, juntamente com outros convidados, falando sobre educomunicação e os direitos de adolescentes e jovens. 

Marque na agenda:

Educação à Distância e pedagogia freiriana – abordagens e práticas – XII Fórum Internacional Paulo Freire – Conferência do XII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire.

DATA – 16/09 – de 16h às 17h30 – horário de Paris | 21h no Brasil

 Conferencistas : 

  • Prof. Dr. Paulo Roberto Padilha – EaD frerirana – experiências e práticas do IPF – Brasil.
  • Prof. Dr. Pier Cesare Rivoltella-  Università Cattolica del S. Cuore di Milano – Italia – Media Education e pedagogia crítica de Freire.
  • Prof. Dra. Angela Antunes – Projeto digital de Alfabetização Cidadã.
  • Prof. Paulo Lima –Diretor da ONG – Viração Educomunicação – A Educomunicação e os direitos dos jovens e adolescentes.

Faça sua inscrição para acompanhar o evento! As instruções de acesso serão enviadas pelos organizadores por e-mail:

Clique aqui para se inscrever no XII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire

 

O evento está repleto de atividades em português. Para conhecer a programação completa do evento, acesse o site oficial: https://forumfreire2020.sciencesconf.org/