Educação
Acreditamos na potência do encontro, da troca e da produção coletiva do conhecimento. Por isso, uma das nossas frentes de atuação é a educação não formal de adolescentes e jovens. As formações, presenciais e à distância, têm foco em comunicação, direitos humanos e participação cidadã, buscando tanto a apreensão de técnicas de produção em comunicação, quanto a sensibilização e ampliação de repertório sociocultural e político.
Os educadores e as educadoras não ficam de fora! Visando multiplicar as nossas metodologias de formação, produção midiática e mobilização social, realizamos processos de formação também com esse público.
Além disso, prestamos assessoria técnica na realização de processos, projetos e ações de educomunicação em escolas, organizações e empresas.
Comunicação
A comunicação é um direito humano. Isso significa que, além de receber informação, todas as pessoas têm também o direito de produzir e difundir informações, opiniões e ideias; tendo acesso aos meios técnicos e materiais para isso.
É acreditando nisso que nós mobilizamos adolescentes e jovens no Brasil e no mundo para produzirem comunicação. A produção de conteúdo com, por e para adolescentes e jovens é uma dimensão importante do nosso trabalho. Ela possibilita colocar em prática os aprendizados das formações e exercer, deliberadamente, o direito humano à comunicação e liberdade de expressão.
Também acreditamos na comunicação como ato político. Dessa forma, ao produzirem comunicação, adolescentes e jovens podem trazer à tona sua visão de mundo e participar do diálogo social sobre diversos temas. Além disso, a comunicação é uma porta de acesso aos demais direitos.
Por isso, a gente desenvolve produtos especiais utilizando a metodologia educomunicativa, como revistas, cartilhas e livros! A produção de alguns desses produtos conta também com a parceria de outras redes, organizações sociais e instituições públicas.
Conheça nossos produtos educomunicativos
Mobilização
A ideia de que meninas e meninos devem participar ativamente da construção de caminhos para melhorarem suas vidas e suas comunidades, vem ganhando força no Brasil. Esse esforço, certamente, converge com a ação dos próprios adolescentes e jovens, que reivindicam espaços de fala e manifestam, de diversas formas, suas demandas e juízos sobre as decisões que os cercam.
Apesar disso, a efetivação da participação dessa galera esbarra em desafios cotidianos. Seja por falta de estrutura, de metodologia, ou pela ausência de abertura para o diálogo. Superar esses desafios é uma tarefa tão difícil quanto fundamental para o fortalecimento da nossa democracia e para a superação das vulnerabilidades que afetam a vida dos adolescentes e jovens.
É por isso que atuamos na área de mobilização para incidência política! Em nossos projetos buscamos valorizar, sobretudo, a educação entre pares. Assim, são os próprios adolescentes e jovens que atuam como facilitadores e multiplicadores de ações! A galera realiza atividades de mobilização em defesa do direito à comunicação, dos direitos sexuais e reprodutivos e dos direitos de adolescentes e jovens.