900 adolescentes de SP se envolvem em campanha sobre internet segura (2)

Na última sexta-feira, 19/08, cerca de 900 adolescentes de três escolas públicas da região do Grajaú reuniram-se no CEU Navegantes para uma atividade especial: assistir uma palestra super divertida e interativa com duas representantes do Google Brasil, que abordaram temas relacionados ao uso consciente da internet. Após 1h30 de diálogo e jogos com a equipe do Google, foi a vez da Viração de interagir com a galera.

A proposta de participar desse momento de formação foi sensibilizar esses adolescentes para serem multiplicadores do uso consciente da internet entre seus pares. Por isso, foram desafiados, no final da palestra, a conceberem, em grupos de 5 adolescentes, uma campanha sobre um dos cinco temas tratados na palestra: pense antes de compartilhar, proteja suas coisas: senhas seguras, fraudes virtuais, busca de informações na internet e cidadania digital: seja legal.

A Vira ficou responsável por orientar cerca de 150 grupos formados a formularem uma proposta inicial de campanha, que será produzida em diferentes linguagens, todas elas escolhidas pelos estudantes. Além disso, a equipe da Viração deve mobilizar os grupos e professores das escolas a se engajarem nessa produção, fornecendo materiais pedagógicos e orientação à distância sobre como produzir as peças de comunicação da campanha e mobilizar pessoas em torno das propostas. Para isso, a comunicação pelo Facebook e Whatsapp com essa galera será fundamental nos próximos dias!

A oficina do Google no CEU Navegantes faz parte do programa #GeraçãoDigital – adolescentes seguros na Web, projeto do Google, realizado no Brasil em parceria com o UNICEF e parceria técnica da Viração, que já está em seu segundo ano. Em 2015, participaram de uma formação e do desafio da campanha cerca de 100 adolescentes de seis instituições educacionais de São Paulo. Neste ano, o número de adolescentes formados foi de 900, em dois períodos: uma parte pela manhã e a outra, à tarde.

Os grupos devem submeter suas produções ao Google até dia 20 de setembro. Uma banca formada por Google, UNICEF e Viração devem avaliar as campanhas e anunciar o grupo vencedor em 10 de outubro. Cada integrante do grupo vencedor receberá como prêmio um smartphone.