Viração lança Guia de Participação Jovem

Participação é fundamental nas nossas vidas. Sempre queremos fazer parte das decisões que nos cercam, não é? Desde a decisão do canal de televisão que vamos assistir com a família até como as coisas devem funcionar na nossa cidade, estado e país.

O direito de participar é garantido por lei a todas as pessoas pela livre expressão, direito à manifestação, ao voto entre outros. Adolescentes e  jovens estão incluídos nisso. A lei garante a participação deles nos processos de escolhas políticas, seja na escola, na comunidade e nos governos. E é importante que esse direito seja exercido, para defender os interesses da juventude.

É por isso que a Viração e o Unicef produziram um Guia Prático de Participação Cidadã de Adolescentes. No guia, estão reunidas informações, ideias e dicas sobre como os jovens podem participar de ações em sua escola, bairro, cidade e país. Além disso, nele também se pode encontrar informações sobre os direitos de adolescentes no país, como exercê-los e cobrá-los.

A publicação faz parte das ações da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do Unicef para reduzir as desigualdades que afetam a vida de meninos e meninas nas cidades, realizada pela Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo, e parceria da Viração. Um dos eixos da PCU é o fortalecimento da participação cidadã, para isso realiza encontros e oficinas com jovens de diversos lugares da cidade nas quais eles exercitam seus direitos de comunicação, expressão, liberdade e igualdade.