Viração é reconhecida pelo MEC como organização inovadora e criativa

 

Nesta semana, a Viração recebeu um certificado muito especial. Trata-se de um reconhecimento oficial do Ministério da Educação (MEC) da instituição como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. Outras 177 instituições educacionais brasileiras, entre organizações não governamentais, escolas públicas e particulares, também receberam o reconhecimento do MEC ainda no final do ano passado.

Para ser reconhecida junto a outras instituições inovadoras, a Viração respondeu um longo questionário. Desse processo inicial, participaram 682 entidades. Constam da lista 138 instituições que já trilham um longo caminho na prática da inovação e 40 organizações que estão caminhando na direção de inovar em seus processos, rumo a uma maior qualidade educativa.

A inovação atinge todos os níveis de ensino da educação básica: 83 instituições desenvolvem propostas com crianças da educação infantil, 135 trabalham com alunos do ensino fundamental, 73 estão voltadas a adolescentes do ensino médio e 40 atuam na educação de jovens e adultos. 

Para Paulo Lima, diretor executivo da Viração, o reconhecimento do MEC à Viração representa uma importante conquista: “Essa certificação é uma maneira de valorizar o trabalho da nossa instituição, que há 13 anos procura transformar a vida de milhões de adolescentes que passam a desenvolver habilidades comunicativas e políticas, participando ativamente em processos transformadores na nossa sociedade. Trata-se de um importante estímulo para continuarmos nesse trabalho e na nossa militância para promover o direito à comunicação de adolescentes e jovens”, afirma.