Revista Viração sobre meio ambiente e mudanças climáticas já está disponível para leitura e download gratuito

Bruno Ferreira, da Redação

A mais nova edição da Revista Viração já está disponível na Plataforma Issuu para leitura e download gratuito. Esta é a primeira edição da publicação em formato semestral, temático e de distribuição gratuita. A última edição havia sido lançada em setembro do ano passado, ainda em formato mensal.

A edição nº 109 da Revista Viração trata de meio ambiente e mudanças climáticas. As matérias escritas por 10 conselhos editoriais jovens (Virajovens) abordam desde alternativas sustentáveis já praticadas hoje em dia – como a permacultura e a economia solidária – que promovem uma relação harmônica com os recursos naturais e também envolvem promoção de justiça social.

Outros textos abordam as questões políticas acerca das negociações entre sociedade civil e governos, no âmbito das Nações Unidas, quanto aos acordos do clima. As pessoas que lerem a revista encontrarão uma linha do tempo abrangente sobre o debate das mudanças climáticas em escala global e o que se espera alcançar na próxima Conferência das Partes, a COP 21, que acontece este ano em Paris. Trata-se de um espaço promovido anualmente pela ONU para pensar em soluções, entre os governos, para a alteração climática da Terra em razão do excesso de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Apesar de a edição ser temática, algumas seções da Revista se mantiveram no novo formato, como No Escurinho, escrita pelo crítico de cinema Sérgio Rizzo; Que Figura!, que apresenta o perfil de algum personagem histórico e relevante na cultura, nas ciências e na luta pelos direitos humanos; Manda Vê, com diversificados depoimentos de adolescentes e jovens sobre uma determinada questão; e Imagens que Viram, um ensaio fotográfico produzido por jovens. Todos os conteúdos produzidos para essas seções também estão relacionados com o tema da revista.

A nova edição da Viração, além de disponível gratuitamente na internet, terá 5 mil exemplares impressos que serão distribuídos em todos os estados brasileiros. Confira aqui a nova edição!