Quem Somos

Sobre

Pra começar a conversa, queremos nos apresentar. Nós somos uma organização da sociedade civil e atuamos com comunicação, educação e mobilização social entre adolescentes, jovens e educadores.

O nosso objetivo é mobilizar essa galera para a promoção e a defesa dos direitos de adolescentes e jovens, possibilitando a construção de uma sociedade justa, participativa e plural. Como a gente faz isso? Através da educomunicação e da educação entre pares!

A educomunicação é o nosso jeitinho de se comunicar educando e educar se comunicando, contribuindo para a construção de um verdadeiro diálogo e uma real participação. Conceitualmente, a educomunicação é o conjunto de ações que busca ampliar a capacidade de expressão em espaços educativos e desenvolver o espírito crítico dos usuários dos meios de comunicação. Tudo de forma bem democrática.

Antes de contar mais sobre o que a gente faz, é importante frisar que o nosso trabalho está sustentado no entendimento de que o adolescente é um sujeito de direitos. Assim, precisa ser considerado em sua condição única de desenvolvimento, com potencialidades e vulnerabilidades específicas. Além disso, nós trabalhamos com as juventudes brasileiras considerando as suas diversidades culturais, sociais e étnico-raciais.

E a gente vem fazendo isso desde 2003! Já impactamos a vida de milhões de pessoas por meio dos nossos produtos de comunicação, que são produzidos de forma colaborativa por adolescentes e jovens Brasil afora. Têm revistas, guias, documentários, fanzines e até um portal online de notícias… é muita coisa bacana sendo feita por aqui!

Isso quer dizer que, além de trabalhar para o desenvolvimento integral dos sujeitos, a gente também atua na implementação de uma comunicação integral e integradora, não entendida apenas sob o ponto de vista tecnológico e instrumental.

Além do trabalho com adolescentes e jovens, prestamos consultoria e executamos projetos nas temáticas de saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, educação e cultura. Esses projetos, claro, são sempre relacionados às juventudes e pensados transversalmente às questões étnico-raciais, de gênero e sexualidade.

O nosso trabalho com mobilização é tão bacana, que além da sede em São Paulo, contamos com uma rede articulada de adolescentes e jovens em 22 estados e Distrito Federal. Já imaginou? E tem mais, em 2016 fundamos a filial internacional da Vira, a Viração&Jangada, com sede em Trento, na Itália.

Missão

A nossa missão é inspirar e conectar adolescentes e jovens para a construção de uma sociedade justa, participativa e plural.

Visão

Viver no presente é importante, mas pra gente crescer é preciso saber onde queremos chegar. Para o futuro, esperamos que adolescentes e jovens tenham seus direitos garantidos e participem da transformação do mundo.

Apoio Institucional