Quarto Mundo

O Quarto Mundo é um projeto que cria, por meio da educomunicação, programas televisivos realizados por jovens e adolescentes de São Paulo. É um programa que reflete seus pensamentos, dúvidas e posicionamento perante a sociedade. Os jovens são responsáveis por todas as fases do projeto, desde elaboração de pauta, pesquisa, produção até gravação e roteirização.

Ele foi criado por meio de uma parceria entre a Viração Educomunicação e a TV USP em 2008. A metodologia foi pensada e desenvolvida a partir da proposta de um programa de TV que pudesse não apenas retratar o jovens dentro de uma visão do próprio jovem, mas que pudesse também ser produzido, planejado, desenvolvido, debatido por jovens. Outro diferencial é que o Quarto Mundo favorece a interação entre estudantes de escolas públicas e particulares.

Em dezembro de 2010, Quarto Mundo ganhou o prêmio de Melhor Programa de TV Universitária durante o 6º Fest Aruanda (Festival do Audiovisual Brasileiro), que aconteceu em João Pessoa (PB).

Em 2011, foram produzidos 8 programas com as seguintes temáticas: Humor Crítico, Cinema Independente, Fatos Sobrenaturais, Relações Virtuais, Politicamente Correto, Flerte, Geração Y e o programa Roda de Conversa, onde os participantes do projeto avaliam os processos ao longo desse ano de 2011.

 As experiências do Quarto Mundo estão sendo relatadas e sistematizadas no blog: www.quartomundotvusp.blogspot.com.