Programas

Revista Viração

Criada em março de 2003, a Revista Viração é uma publicação produzida por uma rede de jovens colaboradores presente em 22 estados do país e no Distrito Federal. A Revista Viração nasceu de uma percepção incômoda: a inexistência de uma publicação voltada para o público adolescente e jovem que os envolvesse em seu processo de produção.

Hoje, através da produção de conteúdo de jovem para jovem, o projeto promove a defesa e garantia dos direitos de adolescentes e jovens brasileiros, além de possibilitar uma rede de mobilização social entre eles. As publicações abordam temas como direitos humanos, comunicação, juventude, cultura, comportamento e meio ambiente.

Desde seu surgimento, a Revista Viração teve várias periodicidades, chegando a ser publicada mensalmente. Em 2015, passa a ser semestral, temática e de distribuição gratuita, afim de potencializar a produção de conteúdo multimídia online, por meio do site da Agência Jovem de Notícias. Em 2016, a Revista Viração teve periodicidade semestral, replicando sua metodologia colaborativa para a produção de conteúdos locais.

Gostou? Leia a revista aqui!

Agência Jovem de Notícias

A Agência Jovem de Notícias (AJN) tem como objetivo promover a cidadania ativa de adolescentes e jovens por meio de processos, ações e produtos de comunicação e mobilização social. Dessa vez, os adolescentes e jovens são repórteres, redatores, fotógrafos e entrevistadores. Nessas atividades, chamadas de coberturas educomunicativas, eles produzem notícias sobre eventos e são orientados em suas produções por profissionais da Viração, através de reuniões de pauta, encontros de formação e acompanhamento virtual.

O projeto teve início em 2011, como uma extensão à Revista Viração, mas hoje é um projeto independente. É uma agência de produção de conteúdo diário idealizada, gerenciada e realizada por jovens, voltada para a juventude. Em 2016, passou a contar com 10 correspondentes jovens de sete estados brasileiros, além de cinco articulistas adultos, especializados em questões como DST, cinema, quadrinhos e meio ambiente. Esses colaboradores produzem notícias mensais para o site. A AJN também recebe colaborações pontuais de parceiros da Viração.

Além de sua extensão pelo Brasil,  a AJN tem um braço internacional com a Youth Press Agency, que articula jovens colaboradores de cerca de 10 países realizando coberturas educomunicativas, com foco em meio ambiente.