Vira recebe o prêmio Mariazinha Fusari, do NCE/USP e ABPEducom

premio

A ONG Viração foi homenageada com o prêmio MariazinhaFusari, outorgado pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes, da USP e pela ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, pela liderança no campo da prática educomunicativa com jovens de todo o país.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite da última terça-feira (10), em Porto Alegre, durante a abertura do VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e III EducomSul. O evento reúne centenas de pesquisadores, profissionais e interessados em geral na relação entre os campos da comunicação e da educação, do Brasil e outros países da América Latina.

Também foram premiados, Jaqueline Moll, na categoria ação profissional, por introduzir a educomunicação como macro campo do Programa Mais Educação, do Governo Federal; e o professor Adilson Cietelli, na categoria pesquisador, pelo conjunto da obra de pesquisa no campo comunicação/educação.

Nesta sexta edição, com o tema “Diversidade e Educomunicação: Tecendo saberes e integrando práticas”, o Encontro discute as contribuições do campo na promoção de práticas e políticas educacionais voltadas a promover o respeito e a valorização às diversidades.

Sobre o prêmio

O Mariazinha Fusari é o primeiro prêmio criado para reconhecer iniciativas no campo da educomunicação. Homenageia a Prof. Dra. Maria Felismina de Rezende Fusari, da Faculdade de Educação da USP e co-fundadora do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da USP. Falecida em 2000, Mariazinha é reconhecida como uma das principais referências no campo da educomunicação, por sua pesquisa e atuação na relação dos campos da comunicação e educação.