Outros

Projeto Geração Cidadã

Como projeto, de novembro de 2005 a abril de 2006, a Viração coordenou a comunicação do Consórcio Social da Juventude de “Geração Cidadã”, que abrange os municípios de Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra (sudoeste de São Paulo). Todo o projeto foi orçado em R$ 97.000,00 (agosto de 2006 a abril de 2007) e para realizá-lo, a organização com o trabalho de mais de 10 profissionais, entre jornalistas, oficineiros, designers gráficos e ilustradores. O Geração Cidadã era um dos 26 consórcios espalhados pelo Brasil, iniciativa do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que tem por objetivo inserir o jovem no mundo do trabalho. Cerca de 30 dos 2 mil jovens atendidos pelo Geração Cidadã participaram da Oficina-Escola de Comunicação, fruto da parceria com o Projeto/Revista Viração. Eles foram responsáveis pela produção de um jornal impresso mensal (tiragem média de 5 mil exemplares), um jornal mural (com atualização diária), uma revista de conclusão do curso, com 36 páginas e uma tiragem de 4 mil exemplares, e produção de conteúdo para a página na internet, além de criar formas alternativas de participação de todos os jovens do consórcio. Estávamos com uma equipe remunerada formada por três jornalistas.

 

Projeto Revista Viração e Jornal Mural na Escola

Desde janeiro de 2007, por meio do Projeto Jornal Mural na Escola, a Viração capacitou mais de 500 estudantes e professores de 170 escolas públicas estaduais do Ensino Médio da cidade de São Paulo a criar, de forma coletiva, seus próprios meios de comunicação, a partir de uma proposta básica de jornal mural que ajuda a divulgar ações sociais e culturais de suas comunidades escolares e locais. Os jornais murais têm uma periodicidade quinzenal nas escolas, totalizando um público leitor de aproximadamente 255 mil pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e familiares. Em 2009, o Projeto Jornal Mural na Escola atuou em 12 escolas da região do Jaraguá, zona oeste de São Paulo. Por meio dos Conselhos Jovens da Viração e entidades parceiras, o Projeto Jornal Mural na Escola está sendo implementado em outras capitais, como Campo Grande, Maceió e Curitiba.

 

Projeto Jornal Mural Literário

Projeto realizado em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com 12 escolas públicas de São Paulo. Após um percurso de 28 horas de oficinas de produção de jornal mural com foco em textos literários, foram elaborados dois jornais murais impressos em formato poster com uma tiragem de 5 mil exemplares cada.

 

Projeto Jornal Mural pelo Ambiente

Projeto realizado em parceria com  Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário e a Secretaria Municipal do Ambiente do município de São Paulo. Após formação de produção de jornal mural a partir de temáticas relacionadas às questões ambientais, jovens de escolas públicas de Parelheiros realizaram um jornal mural impresso em formato poster que teve uma tiragem de 5 mil exemplares.

 

Projeto Comunicação para a Vida – Revista Escuta Soh!

Desenvolvido em parceira com o UNICEF desde maio de 2007, o Projeto Comunicação para a Vida pretende contribuir para o empoderamento de adolescentes e jovens vivendo com HIV/aids por meio de práticas de Educomunicação. Um grupo formado por cerca de 30 jovens de diversas regiões do Brasil produz a Escuta Soh!, revista especial do Encontro Nacional de Jovens Vivendo com HIV/aids, e o conteúdo de um site homônimo (www.escutasoh.org). Atualmente, a revista está indo para a sua terceira edição com uma tiragem de cinco mil exemplares em português, inglês e espanhol.

 

Projeto Galera em Movimento

O  livro Galera em Movimento – Uma Turma que Agita a Transformação do Brasil é fruto de uma parceria entre Projeto/Revista Viração, Programa Aprendiz Comgás (PAC) e Ministério da Cultura (Minc), em 2007. De autoria das jornalistas Daniele Próspero e Laura Giannecchini, teve uma tiragem de 3 mil exemplares e distribuição gratuita para as escolas públicas de São Paulo, o livro conta as histórias de vida de 11 adolescentes engajados em movimentos juvenis que têm modificado significativamente a vida de muitos jovens em situação conflituosa.

 

Projeto Jornal Mural 60 anos da Declaração Universisal dos Direitos Humanos

Projeto realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, em 2008. Foram 20 oficinas de produção de jornal mural com 60 jovens e adolescentes da região de Sapopemba e Parelheiros da cidade de São Paulo. O resultado final é um jornal mural impresso em formato poster com uma tiragem de 5 mil exemplares que foram distribuídos para as escolas públicas e associações de bairro.

 

Projeto Voz Ativa

Projeto de Comunicação Voz Ativa é uma parceria entre Projeto/Revista Viração e Identitá. Colégio Emilie de Villeneuve apostou na criação e desenvolvimento de um projeto que coloca as alunas e alunos como protagonistas da comunicação de sua escola. O maior objetivo é que os educandos aprendam por meio da comunicação e se tornem cidadãos comunicativos e comunicadores, criativos e criadores, atuantes no meio em que vivem, construtores de sua própria história. Vai além de oficinas e produtos de comunicação. A ideia não é trabalhar uma oficina ou um produto de comunicação, mas ajudar a escola a trabalhar a comunicação de forma mais estratégica e sistêmica. É toda a escola respirando comunicação. Com três frentes de atuação (Impresso, Assessoria de Comunicação e Portal), o projeto tem por objetivo envolver toda a comunidade escolar na construção de uma nova comunicação da escola.

 

Projeto Mudando sua escola e comunidade, melhorando o mundo

Projeto em parceria com a Rede Comunicação Educação e Participação e  UNICEF com apoio da British Telecom por meio do Comitê Britâncio do UNICEF. Foi desenvolvido entre 2008 e 2010 em escolas públicas de cinco diferentes grandes cidades brasileiras. Em São Paulo, atuamos em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz nas escolas dos bairros de Grajaú, Heliópolis e Barra Funda. Os estudantes experimentaram a utilização de vários instrumentos de comunicação durante as oficinas de mobilização e elaboraram projetos como jornal mural, boletins, vídeos, fanzines, fotografia e outros. 

 

Projeto Movimento Nossa São Paulo

Desde março de 2008, em parceria com o UNICEF, a Viração mobiliza crianças e adolescentes para que criem propostas para o desenvolvimento sustentável e participem da vida pública da cidade. As propostas criadas pelo público infanto- juvenil, relativas a temas como meio-ambiente, educação, saúde, segurança, transporte, entre outros, foram apresentadas a todos os candidatos às eleições municipais e posteriormente ao prefeito eleito. Para aprofundar as estratégias de expansão da participação das crianças e adolescentes, no 2° semestre de 2008, foram realizados fóruns de adolescentes em diversas regiões da cidade a fim de desenvolver a proposta dos “cidadelos”, espaços de encontro para jovens discutirem a cidade, criarem intervenções para melhorias em suas regiões e trabalharem em rede com as redes juvenis de São Paulo. Um guia sobre “Como montar um “cidadelo” foi desenvolvido divulgado pela cidade.

 

Projeto Congresso de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Fruto da parceira entre a Viração e o UNICEF de Brasília e de Nova Iorque, o Stop Explotation é uma plataforma virtual (http://www.stopx.org/) que reúne jovens e adolescentes de todo o mundo que atuam no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em seus respectivos países. Foi lançada durante o III Congresso Mundial de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em novembro de 2008, no Rio de Janeiro. Durante o Congresso, a Viração organizou e coordenou o Espaço Adolescente, área multimídia de 600 metros quadrados, onde foram realizadas oficinas de rádio, produção de vídeos, notícias, jornal mural e jogos cooperativos. Participaram da iniciativa cerca de 300 adolescentes brasileiros e estrangeiros. Atualmente participam da plataforma virtual mais de 120 jovens e adolescentes de 50 países.

 

Projeto Cartilhas Temáticas da I Conferência Nacional de Juventude

Em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude e Instituto Paulo Freire, o projeto consistiu na produção de conteúdo da 13 cartilhas temáticas que alimentaram o processo nacional da I Conferência Nacional de Juventude nos Estados, em 2008.  As cartilhas tiveram uma tiragem de aproximadamente 1 milhão de cópias.

 

Projeto de Assessoria em Comunicação para o Conselho Nacional da Juventude e a Secretaria Nacional da Juventude

Em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude, o projeto consistiu na assessoria para a criação do site juventude.gov, produção de press-releases, reportagens e clippings relacionados à juventude, durante 2008 e 2009..

 

Projeto Guia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos dos Adolescentes

Em parceria com Projeto Tecer o Futuro da Associação Nossa Senhora do Bom Parto e o Unicef, o projeto consistiu na elaboração do projeto gráfico e na produção de textos para 4 cartilhas temáticas, em 2008.

 

Projeto de diagramação do Guia de Formação do Saúde Prevenção na Escola para Educação entre Pares

Em parceria com o Ministério da Saúde e Unicef, o projeto consistiu na assessoria e produção gráfica do Guia de Formação do Saúde Prevenção na Escola para Educação entre Pares, em 2008.

 

Projeto Mostra Mídia e Religião

Projeto realizado em 2009 em parceria com a Mostra Internacional de Cinema e Religião de São Paulo, Festival Internazionale di Cinema delle Religioni Religion Today e Associazione Jangada, ambas de Trento, norte da Itália. O projeto consistiu em oficinas de produção de vídeo de 3 minutos e concurso envolvendo Conselhos Jovens da Viração em 22 Estados e Distrito Federal.

 

Projeto de assessoria para produção de revista da ONG Ação Comunitária

Projeto que consistiu em oficinas para adolescentes, jovens e educadores da ONG Ação Comunitária e parceiros para a produção de uma revista da organização a partir de uma metodologia educomunicativa, em 2010.        

 

Projeto Pontão de Cultura Outras Palavras

O projeto  Outras Palavras é desenvolvido em parceria com a Associação Outras Palavras e financiado pelo Ministério da Cultura. Prevê formação e pesquisa em mídias livres em nível nacional de 2010 a 2013.

 

Projeto de assessoria em comunicação Jovens Urbanos – CENPEC

Projeto realizado em parceria com a ONG Cenpec de São Paulo desde 2008. Atuamos com formação em educomunicação jovem e mobilização social para jovens participantes do Programa Jovens Urbanos realizado na região de Guaianazes, em São Paulo.

 

Projeto Ponto de Leitura

Em parceria com o Ministério da Cultura, o projeto funciona desde 2009 como uma biblioteca comunitária que dispõe ao público atendido pela Viração ou não cerca de 1 mil títulos de livros ligados à mobilização juvenil, educomunicação e literatura.

 

Projeto Segurança Humana

Projeto realizado em parceria com a Unesco, o Unicef e outras agências das Nações Unidas desde 2009 em escolas do município de São Paulo. Tem como objetivo promover a cultura de paz e reduzir a violência por meio de ações integradas nas áreas da educação, ação comunitária e saúde.

 

Projeto Plataforma virtual Phyrtual

Em novembro de 2010, Viração firmou um Termo de Cooperação Internacional com a Fundazione Mondo Digitale, de Roma. Uma das principais iniciativa em comum é o desenvolvimento, manutenção e expansão do Phyrtual, plataforma virtual para inovadores sociais. Em resumo, trata-se de um ambiente de inovação virtual que se integra a ambientes de inovação físicos (físico & virtual= Phyrtual), dando impulso aos movimentos do Phyrtual dedicados a projetos sociais de inovação, programas e iniciativas para um mundo melhor. Phyrtual busca ser um ambiente que favoreça o crescimento individual e coletivo de traços humanos positivos para o fortalecimento de uma sociedade baseada na justiça, na igualdade de direitos e na fraternidade. É um ambiente para empoderamento e unidade na ação.

Viração se encarrega da tradução de todo o conteúdo das ferramentas para o português e  será ponto focal no Brasil para a expansão da plataforma seja por meio de parcerias que por meio do desenvolvimento de novas ferramentas virtuais para potencializar a plataforma.

 

Projeto Conferência Internacional Vamos Cuidar do Planeta na Itália

Como contrapartida ao financiamento do projeto Agência Jovem de Notícias, o governo da Província de Trento solicitou uma intervenção local por parte da Viração. Estamos desenvolvendo um projeto de educomunicação ambiental no Liceu Bertrand Russel, de Cles, região do Trentino. Aqui, um grupo de 20 estudantes com no máximo 15 anos e 4 professores de diversas disciplinas estão desenvolvendo um projeto na escola e se constituiu como Grupo Green Team.

O grupo começou suas atividades em setembro de 2010, dando continuidade às atividades locais que foram realizadas no âmbito da Conferência Internacional Vamos Cuidar do Planeta, promovida pelo governo brasileiro e realizada em Brasília em junho de 2010.

O principal objetivo de Green Team é sensibilizar o maior número possível de jovens na escola e na comunidade, sobretudo por meio de duas grandes campanhas de mobilização para que os jovens e suas famílias possam usar produtos com menos embalagens e fazerem coletiva seletiva. Também pensam em colocar uma máquina de distribuição de merenda com produtos biológicos no pátio da escola.

A iniciativa ganhou o Prêmio Euregio Ambiente 2010, como melhor projeto ambiental entre as escolas da região, entre quase cem inscritos. O prêmio é promovido pelos governos das regiões do Trentino, Alto Adige e Tirolo.

As experiências e os relatórios mensais do projeto estão disponíveis no blog: www.greenteam.tk.

 

Projeto Empreendedorismo Virajovens – Geração Mudamundo

Projeto em parceria com o Programa Geração MudaMundo da Ashoka Empreendedores Sociais. Iniciado em 2010, o projeto integra o Programa Geração MudaMundo para um Futuro Ideal, que prevê investimento nos Conselhos Jovens da Viração por meio de um concurso de projetos de empreededorismo no campo da comunicação. 


Projeto Varzea Paulista

Entre 16 de julho e 3 de agosto, em parceria formada com a Prefeitura de Várzea Paulista, a Viração facilitou formações em Educomunicação para adolescentes monitores do Observatório da Juventude e educadores dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Várzea Paulista aconteceu entre 16 de julho e 3 de agosto, somando dez encontros de quatro horas cada.

Onze pessoas participaram dos encontros, sendo seis adolescentes e cinco adultos. Essa ação teve como objetivo contribuir para que os educadores e monitores conhecessem e se apropriassem de técnicas para o planejamento, elaboração e avaliação de processos formativos a longo prazo, a partir de metodologias educomunicativas, além de favorecer processos colaborativos, democráticos, formativos e comunitários junto aos adolescentes e jovens atendidos pelos CRAS.

Após esse período, a Viração realizou, entre 17 de setembro e 5 de dezembro, oficinas de Educomunicação para cerca de 50 adolescentes das três unidateve como objetivo contribuir para que os educadores Relatório de Atividades – Viração 2012 29 des do CRAS (Central, Norte e Oeste). As atividades foram aplicadas por educomunicadores da Viração e acompanhadas pelos educadores e/ou coordenadores das unidades.
Compreendeu doze encontros em cada grupo, de duas horas cada, somando vinte e quatro horas de atividades em cada unidade, totalizando 72 horas de atividade.
Esse módulo com adolescentes foi dedicado a trabalhar mídias audiovisuais, democratização da comunicação, redação e mídias artesanais como jornal mural e fanzine.